25 maio 2015

Expedia vende participação majoritária na chinesa eLong, por US$ 671 milhões

Dois meses depois de investir US$ 270 milhões na latino-americana Decolar.com, para adquirir uma participação minoritária, a agência de viagens online norte-americana Expedia confirmou nesta segunda-feira, 25, a venda do controle na chinesa eLong, por US$ 671 milhões. Em fevereiro, a empresa havia comprado a Travelcity, por US$ 280 milhões, e a Orbitz, por US$ 1,6 bilhão.

A participação de 62,4% da Expedia na eLong foi adquirida por empresas de viagens chinesas, incluindo a sua rival, a Ctrip, e as empresas de hospitalidade Keystone Lodging e Platen Group, além do fundo de investimentos Luxuriant Holdings. A Ctrip disse, separadamente, que pagou cerca de US$ 400 milhões por uma participação de 37,6% na eLong.

Embora a Expedia não tenha explicado por que está saindo do negócio, as evidências apontam para uma decisão financeira. A eLong vem registrando déficits constantes e tem lutado para alcançar lucro — ela registrou uma perda de US$ 33 milhões no primeiro trimestre deste ano. Além disso, as perspectivas de uma recuperação no curto prazo são vistas pela empresa como remotas.

As ações da Expedia saltaram 7% com a notícia da assinatura do acordo de venda, na sexta-feira, 22, após o fechamento dos mercados. Com informações de agência de notícias internacionais. Leia mais em Tiinside 25/05/2015

25 maio 2015



0 comentários: