29 maio 2015

Cade aprova a compra da americana Igate pela Capgeminni

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra da empresa americana de serviços de TI Igate pela Capgemini, empresa francesa de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização. O negócio, anunciado no fim do mês passado, é avaliado em US$ 4,04 bilhões e está previsto para ser concluída no segundo semestre deste ano.

O órgão antitruste entende que a sobreposição horizontal resultante da operação, em qualquer cenário, não suscitaria preocupações concorrenciais no Brasil, visto que a Igate registrou faturamento muito reduzido no país em 2014, o que por si só já indicaria a sua pouca representatividade no mercado nacional. "Ademais, as participações da Capgemini também não seriam significativas nos segmentos de mercado adotados na análise", ressalta o Cade.

A Capgemini informa que a operação  irá atender à estratégia da empresa de expandir sua presença no mercado norte-americano de TI. No setor de serviços financeiros, a Igate informa que trará um portfólio atraente de grandes clientes em complementação àqueles da Capgemini. A empresas francesa diz que a operação  também irá expandir sua atuação nos setores de varejo, indústria e saúde, promovendo uma rápida transição para soluções baseadas em plataformas.

De outra forma, a Igate fortalecerá os negócios-chave da Capgemini em serviços de aplicação e infraestrutura, assim como na terceirização de processos de negócios (BPO) e serviços de engenharia.

As partes informam que a empresa francesa pretende adquirir todas as ações, assim como o controle, da Igate, por meio da incorporação a uma subsidiária indireta da Capgemini, a Laporte. Com isso, a Igate passa a ser uma subsidiária integral indireta da Capgemini.

Coirmãs no Brasil

Fundos privados administrados pela Apax Partners LLP detêm uma participação de aproximadamente 29% na Igate. A AP é uma empresa de responsabilidade limitada do Reino Unido e a controladora de diversas empresas que ofertam serviços de consultoria em investimentos a fundos de private equity que investem primariamente na Europa e nos EUA.

Há 11 empresas do grupo Apax Partners com atividades no Brasil, entre elas a Tivit Terceirização de Processos Serviços, a Apax Partners Brasil Consultoria, a Cole Haan Brasil Serviços e Comércio de Artigos de Vestuário e a 4C Serviços de Informação.

No entendimento do Cade, sob qualquer cenário, a Igate adicionará participação de mercado insignificante à Capgemini, menos que 1%. "Ademais, em todos os cenários adotados, a participação de mercado da Capgemini após a operação ficaria abaixo de 10%", sustenta a análise da Superintendência-Geral da autarquia, que recomendou a aprovação da operação sem restrições. Leia mais em Tiinside 18/05/2015
========
A Capgemini publica em seu site conjunto de apresentações relacionadas ao "Analyst Day 2015 May, 28, 2015". Abaixo alguns slides extraídos dos referidos documentos.











29 maio 2015



0 comentários: