22 maio 2015

RSM Brasil: qual o investidor ideal para as fusões e aquisições?

Muitos são os fatores decisivos na hora de encontrar o investidor ideal para a venda total ou parcial de uma organização. Segundo Luis Gelinski, sócio diretor da RSM Brasil, é de primordial importância logo no inicio do processo a definição e a escolha adequada de qual tipo de investidor a empresa está buscando.

“Como o processo de venda ou de recebimento de investimentos não é rápido, em média tende a levar entre 9 e 12 meses para conclusão, uma conversa inicial entre o assessor externo e os sócios da empresa é de total relevância para o andamento dos negócios” explica Gelinski, que já atuou em dezenas de fusões e aquisições no Brasil e nos EUA.

É preciso entender claramente quais são os motivadores da venda e o objetivo de cada sócio. Essa conversa inicial é a mais importante do processo, pois ela vai pautar toda a condução do desenvolvimento dos materiais e a escolha do investidor mais adequado.

Os investidores estão divididos em três classes principais:

• Financeiros: aonde os fundos de Private Equity e os Family Offices se encaixam;

• Estratégicos: aonde podemos encontrar desde empresas investidas por Private Equities, também chamadas de plataformas, que consolidam empresas menores, até grandes players da indústria e empresas do mesmo setor listadas na bolsa. Também se enquadram nessa categoria clientes e fornecedores da empresa ou do segmento que estejam buscando aumentar o portfólio ou verticalizar as operações;

• Internos: quando existem compras pelos diretores/funcionários da empresa.
Dentre os investidores financeiros, os fundos de Private Equity são sua maioria. De maneira geral, esses fundos compram as empresas aonde enxergam potencial de mercado para crescimento e melhorias na gestão, aonde podem fazer diferença na gestão operacional ou na alteração no modelo financeiro do negócio.

Os fundos de Private Equity geralmente de mantém o empreendedor como sócio até a sua saída e tem sempre um tempo máximo de permanência, que tende a levar entre 3 e 6 anos. A saída dos fundos de Private Equity são feitas pela venda para outro fundo, pela venda para empresas estratégicas nacionais ou multinacionais ou pela abertura de capital na bolsa. Em geral os fundos conseguem gerar bastante valor para o empreendedor.

Os investidores estratégicos tendem a preferir maioria (controle) ou a compra da totalidade do capital das empresas e sendo a melhor opção para empreendedores que buscam a venda da totalidade da empresa. Esses investidores tendem a pagar melhor na primeira etapa, mas não existe um ganho significativo ou a possibilidade do empreendedor ter a “segunda mordida da maçã”.

A RSM Brasil, membro da RSM International, que é a 7ª maior rede de empresas de contabilidade e consultoria independentes do mundo, com 734 escritórios em 112 países conta com mais de 37.400 profissionais, obteve um crescimento de 19% em 2014, atingindo uma receita de U$ 4.4 Bilhões.
www.rsmbrasil.com.br Leia mais em segs 22/05/2015

22 maio 2015



0 comentários: