21 maio 2015

Mais da metade das empresas do país está inadimplente, diz Serasa

O número de empresas inadimplentes bateu novo recorde em março deste ano, segundo estudo da Serasa Experian. De acordo com o levantamento, das 7 milhões de empresas em atividade no país, 3,8 milhões estão com dívidas em atraso, o que representa 54,3% do total. O valor total da dívida é de mais de R$ 86,4 bilhões, uma média de R$ 22,8 mil por CNPJ negativado.

Até então, o maior número de empresas inadimplentes havia sido registrado em setembro de 2014, quando 3,6 milhões de negócios estavam com dívidas pendentes.

Segundo economistas da Serasa, o baixo crescimento da economia brasileira desde o ano passado tem afetado diretamente o ritmo dos negócios e, por consequência, a geração de caixa por parte das empresas.

Além disso, de acordo com a entidade, a elevação da taxa de juros e do custo com mão de obra (salários crescendo acima da produtividade) cria dificuldades financeiras para as empresas.

O estudo revela também que, entre as empresas inadimplentes, o setor mais atingido é o comércio (venda de bebidas, vestuário, veículos e peças, eletrônicos, entre outros), com 46,3% do total. Em seguida, estão as companhias de serviços (bar, restaurante, salão de beleza, turismo, entre outros), com 43,7% e indústria, com 9%.

O Sudeste é a região que concentra a maioria das empresas inadimplentes do país: 51,4%. Em segundo lugar, aparece o Nordeste, com 17,5%, seguido do Sul (17,1%), Centro-Oeste (8,4%) e Norte (5,7%).

O levantamento também mostrou que as empresas com tempo de mercado entre dois e cinco anos são responsáveis pelo maior percentual entre as inadimplentes (36,7% do total). Em seguida, vêm as empresas com idade entre seis e dez anos (21,8%).

O tempo de atraso das dívidas também foi apurado pela Serasa. O resultado mostra que a maioria das dívidas tem entre um e dois anos (20%) e 19% têm de dois a três anos de existência. Apenas a minoria (2,4%) tem menos de 30 dias de atraso.  Lei mais em UOL 20/05/2015

21 maio 2015



0 comentários: