21 novembro 2012

Startup Tuilux recebe aporte de capital para medir Social TV

A empresa teve investimentos da Astella para a ferramenta TTV, serviço que mede engajamento em programas de TV via Twitter

A Tuilux, empresa especializada em recomendação com base em Inteligência Artificial, Mineração de Dados e Computação Natural, recebeu aporte de capital da Astella Investimentos para lançar o TTV, um serviço de TV Social que mede a audiência e engajamento dos programas de televisão aberta e por assinatura, na chamada “segunda tela” (computador, tablet, celular, etc.).

 O novo serviço, batizado de TTV, monitora e analisa comentários no Twitter sobre mais de 15.000 programas de 95 canais de televisão disponíveis no Brasil. Segundo a Tuilux, o TTV captura mais de 6 milhões de posts por mês e filtra os comentários vinculados a cada programa, o total de posts durante a exibição do programa (audiência na segunda-tela) e a participação (share) de cada programa no período, além de fazer uma análise de sentimento (positivo/negativo) dos posts e destacar as palavras mais relevantes ligadas a cada programa.

 “A televisão ainda é o maior concentrador de audiência do país e, portanto, um grande influenciador na vida e no dia-a-dia dos consumidores. Com o novo serviço, a Tuilux criou uma ponte entre esta realidade e todo universo conectado das redes sociais”, afirma Martino Bagini, sócio da Astella Investimentos, empresa de Venture Capital brasileira fundada em 2008, investidora em empresas como Portal Educação, Dualtec e HelpSaúde.

 Hoje um em cada seis telespectadores já assistem TV com uma segunda tela conectada simultaneamente, segundo pesquisa recente do Ibope Nielsen. “Pesquisadores em análise de dados da Tuilux trabalham desde janeiro deste ano, em conjunto com especialistas em publicidade e TV desenhando o serviço. O TTV nasce na fronteira do conhecimento de Big Data no contexto de televisão”, diz Helder Knidel, CEO da empresa e Mestre em Engenharia de Computação pela Unicamp.

 O TTV terá como principais clientes em sua fase de lançamento, emissoras de televisão aberta e paga, agências de publicidade e produtores independentes de conteúdo.

 A Tuilux foi fundada em Santos (SP) em 2010, como uma empresa de Big Data para internet. Os fundadores da Tuilux são Helder Knidel, Engenheiro de Computação formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Mestre em Engenharia de Computação pela Unicamp; Humberto Souza, Engenheiro de Computação, especializado em sistemas de tempo real, computação de alto desempenho e grande volume de dados; e Leandro Nunes de Castro, formado em Engenharia Elétrica, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Computação.
Fonte:idgnow 21/11/2012

21 novembro 2012



0 comentários: