19 novembro 2012

Cisco vai adquirir a Meraki

A empresa liderada por John Chambers pretende comprar o fabricante de tecnologia de gestão de redes em plataforma de cloud computing, por 1,2 mil milhões de dólares, cerca de 941 milhões de euros.

 A Cisco anunciou que pretende adquirir a Meraki, um fornecedor de tecnologia de clouc computing para a gestão de redes LAN sem fio, dispositivos de segurança e dispositivos móveis. O negócio envolve 1,2 mil milhões de euros em dinheiro – cerca de 941 milhões de euros – e outros benefícios para retenção dos recursos humanos.

 A aquisição da Meraki, uma empresa não cotada de San Francisco, complementa e expande a estratégia da Cisco para oferecer soluções de simplificação da gestão de redes, capacitar a forças de trabalho em mobilidade, e a geração de novas oportunidades de receita para os parceiros, disse a Cisco num comunicado. Mas concretamente, a Cisco tem como objectivo obter a tecnologia da Meraki concebida para gestão de redes baseada em plataformas de cloud computing, para empresas de médio porte.

 A empresa em aquisição foi fundada durante 2006 por candidatos a doutoramento no Massachusetts Institute of Technology. Os três fundadores tencionam continuar na organização, agora como líderes de um novo Cloud Networking Group dentro da Cisco.

 Pretendem para continuar a tentar atingir a sua meta de alcançar os mil milhões de dólares em receita anual, revelou o CEO e co-fundador da Meraki, Sanjit Biswas, numa carta aos funcionários. O grupo vai continuar o seu desenvolvimento de novas funcionalidades, melhorias e produtos novos, sem interrupção. Focar-se-á também na preparação de outros produtos da Cisco.

 Quando a Cisco abordou a Meraki com uma oferta de aquisição há algumas semanas, a reacção inicial dos fundadores foi a de recusar e continuar com os planos para levar a empresa a ser cotada em bolsa, disse Biswas. “Depois de várias semanas de consideração, decidimos na semana passada a incorporação na Cisco era o caminho certo para a Meraki, e vai ajudar-no a alcançar o nosso objectivo de ter o máximo de impacto”, acrescentou.

 Além de oferecer um preço atractivo, a Cisco ofereceu às equipas da Meraki a oportunidade de continuar a fazer o que estão a fazer, e a preservar a sua cultura e meio ambiente no Cloud Networking Group criado em San Francisco, disse Biswas. A Meraki alcançou este ano 100 milhões de dólares considerando uma taxa de execução baseada em encomendas, lançou uma nova família de produtos, cresceu de 120 para 330 colaboradores, e alcançou um fluxo de caixa positivo, acrescentou o responsável.

 A aquisição deverá ficar concluída no segundo trimestre do ano fiscal de 2013 da Cisco, sujeita às condições habituais de encerramento de empresas, e à autorização das autoridades de mercado. Na semana passada a Cisco anunciou também a compra da Cloupia, uma empresa não cotada, que desenvolve software para automatizar operações de centros de dados: permite automatizar a implantação e configuração de infra-estrutura física e virtual a partir de uma única consola de gestão. Fonte: computerworld 19/11/2012

COMENTÁRIOS: 

Abaixo alguns slides extraídos da apresentação da Meraki, disponível no site da empresa - Company & Product Overview Presentation





19 novembro 2012



0 comentários: