15 novembro 2012

Cencosud negocia compra da rede de supermercados Intercontinental, do Rio

A rede chilena de supermercados Cencosud está prestes a fechar sua oitava aquisição no Brasil em cinco anos. A empresa está negociando a compra da rede carioca Intercontinental Comercial de Alimentos, mais conhecida como Inter Supermercados, conforme apurou o 'Estado'. O valor da transação pode chegar a R$ 800 milhões, afirmam fontes.

 O Inter Supermercados pertence a Antônio Cunha, irmão de Joaquim Cunha, ex-proprietário da rede carioca de supermercados Prezunic, com 31 lojas, que foi vendida ao Cencosud em novembro do ano passado por R$ 875 milhões. Tem 21 lojas e registrou faturamento bruto no ano passado de R$ 502 milhões, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

 As duas empresas negam que estejam negociando. Mas, conforme fornecedores, pessoas ligadas à família Cunha e consultores envolvidos no negócio, faltam poucas semanas para a aquisição ser concluída.

 "Um ano depois de ter comprado o Prezunic, os chilenos do Cencosud viram que foi um bom negócio. Agora, eles precisam aumentar a escala de compras e a aquisição do Inter, que trabalha com os mesmos fornecedores e funcionaria muito bem para esse propósito", disse uma fonte familiarizada com o negócio.

 Fundado em 1991, o Inter é uma rede de supermercados mais voltada para as classes C e D, com grande oferta de produtos de segunda e terceira linha - as chamadas "marcas de combate". Suas lojas ficam em localidades do subúrbio do Grande Rio de Janeiro, como Alcântara, Nova Iguaçu, Cascadura, Campo Grande e Pavuna.

 Presença chilena. O Cencosud já tem, em oito Estados do Brasil, cerca de 350 estabelecimentos comerciais, entre supermercados, farmácias, postos de gasolina e lojas de eletroeletrônicos. Sua maior bandeira é a rede sergipana GBarbosa, comprada em 2007, que tem pelo menos 74 supermercados.

 A rede também é dona da rede mineira Bretas, das baianas Perini e Mercantil Rodrigues, além da carioca Prezunic. São pelo menos 196 supermercados no total, além de 73 lojas de eletrodomésticos, 63 farmácias e três centros de distribuição. A empresa divulgou que iria investir este ano R$ 400 milhões para abrir 16 novos pontos de venda.

 Com tudo isso, conforme os relatórios de resultado da companhia chilena - que tem ações na Bolsa de Santiago e de Nova York -, o Brasil já responde por 25% da receita da companhia, excluindo o faturamento de shopping centers e lojas de artigos para o lar (que a empresa tem em outros países). No Brasil, no ano passado, o Cencosud foi classificado como a quarta maior rede de supermercados, com vendas de R$ 6,4 bilhões.

 Com vendas de US$ 15,6 bilhões em cinco países (Argentina, Brasil, Chile, Peru e Colômbia) no ano passado, o Cencosud fez uma de suas maiores aquisições em outubro, quando comprou por US$ 2,6 bilhões os supermercados da francesa Carrefour na Colômbia, graças a um empréstimo de US$ 2,5 bilhões do banco JP Morgan.

 Na próxima terça-feira, o conselho de administração do Cencosud fará uma assembleia com acionistas para votar uma proposta de aumento de capital de US$ 1,5 bilhão. Se concretizada, a transação ajudará a empresa a pagar o empréstimo e também novas aquisições que estão na mira de Horst Paulmann, fundador e maior acionista da companhia. Por LÍLIAN CUNHA
Fonte:estadao 15/11/2012

COMENTÁRIOS:

A CENCOSUD divulga em seu site, sob o título "Presentación a Inversionistas" Junio de 2012, interessantes informações sobre sua estratégia de atuação,incluindo o Brasil. Abaixo alguns slides extraídos da apresentação.










Fonte: cencosud 14/11/2012

15 novembro 2012



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