21 novembro 2012

Cade aprovou sete fusões e aquisições nesta quarta-feira

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu sinal verde a sete fusões e aquisições nesta quarta-feira. Dos 27 casos pautados, 14 foram adiados. Os restantes são pedidos de investigação que foram arquivados ou adiados.

 À tarde, o órgão antitruste deu aval a dois relevantes negócios. Um deles é a compra do laboratório nacional Mantecorp pela empresa de medicamentos e de produtos de higiene Hypermarcas. O outro é a venda de ações da Six Semicondutores para seis empresas, sendo o grupo EBX, do empresário Eike Batista, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) os majoritários. Ambas as operações foram aprovadas sem restrições pelo órgão antitruste.

 O contrato de distribuição de produtos da marca Gatorade entre Ambev, Pepsi e Probiótica -empresa do grupo holandês Valeant Pharmaceutical, fabricante de produtos alimentícios para nutrição esportiva -recebeu sinal verde do Cade com uma restrição. Deverá ser alterada a cláusula de não concorrência, ou seja, a parte em que há as condições para não haver competição entre os envolvidos na operação. 

Processos da área de saúde foram adiados mais uma vez nesta sessão. É o caso da compra da Saúde Excelsior pela Amil e do negócio em que a Unimed Franca adquire o controle do Hospital Regional de Franca, no interior de São Paulo, e do seu plano de saúde, o "Regional Saúde".

 O processo que analisa a venda de parte do portal iG para o grupo português Ongoing também foi adiado, assim como a compra da capixaba Comprocard Administradora de Cartões pela Ticket.

 Nesta quarta-feira, os conselheiros inverteram a ordem de julgamento dos processos. Antes de julgar os casos pautados, analisaram duas medidas cautelares que tomaram a maior parte da manhã.

 Em uma delas aprovou mais uma suspensão do negócio em que a Rede D’Or comprou participações em cinco hospitais e dois centros radiológicos no Distrito Federal. No fim de setembro, a Rede D’Or já havia assinado um Acordo de Preservação de Reversibilidade da Operação (Apro). Agora foi a vez das companhias que estão sendo vendidas.

 Em outra decisão, o Cade determinou que o Conselho dos Produtores de Laranja e das Indústrias de Suco de Laranja (Consecitrus) só poderá operar após aprovação do órgão. Além disso, os envolvidos no processo de criação da entidade deverão divulgar amplamente que o Consecitrus não foi efetivamente criado, de acordo com determinação do Cade. Vinculado ao valor.com
Fonte: ecofinacas 21/11/2012

21 novembro 2012



0 comentários: