19 novembro 2012

Brasileira Amil compra a portuguesa HPP

A Amil, que é um dos maiores operadores brasileiros de saúde, venceu o processo de venda e ficará com a empresa de hospitais do grupo estatal português CGD, por 85,6 milhões de euros.

A empresa brasileira Amil, que agora é controlada pela norte-americana United Health, venceu o processo de venda da HPP - Hospitais Privados de Portugal, companhia que era detida pelo grupo estatal luso Caixa Geral de Depósitos (CGD). A Amil pagará 85,6 milhões de euros pela HPP.

 O valor da transacção poderá ainda crescer seis milhões de euros, se alguns objectivos forem cumpridos, informou a CGD em comunicado divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 "A transacção foi efectuada por um valor de 85,6 milhões de euros, incluindo dívida, prevendo-se um acréscimo potencial de 6 milhões de euros caso sejam atingidos determinados objectivos. A conclusão do negócio está dependente da obtenção das autorizações administrativas usualmente aplicáveis", indica o comunicado da CGD.

 O banco estatal português refere ainda que "a operação terá um impacto positivo no resultado consolidado da Caixa Seguros e Saúde".

 A HPP Saúde é um grupo de referência no setor da saúde em Portugal, com uma oferta de serviços global baseada numa rede de sete unidades hospitalares com cobertura nacional e contando com mais de 4.000 profissionais de saúde.

 A Amil é a maior empresa de saúde no Brasil, com mais de cinco milhões de clientes. Na área da prestação de serviços clínicos e hospitalares, possui uma rede própria com 22 unidades hospitalares em operação e outras duas em construção. 

A Amil foi adquirida no passado mês de outubro pela norte-americana United Health, que acordou pagar 4,9 mil milhões de dólares pela companhia brasileira.

 Na venda da HPP, o Estado português assegurou junto da Amil que a sua proposta iria até ao fim, independentemente de o controlo do grupo brasileiro ter mudado de mãos.  Por Jorge Horta
Fonte: portugaldigital 19/11/2012

19 novembro 2012



0 comentários: