05 fevereiro 2013

Startup de pedidos online de comida iFood recebe aporte de R$ 5,5 milhões

Com investimento, empresa expandirá o serviço para outras cidades e estados do Brasil, chegando a mais de 5 mil restaurantes e redes de alimentação até 2015

 A Movile, empresa de conteúdo e serviços móveis, investiu 5,5 milhões de reais na startup iFood, que desenvolveu e administra uma plataforma de pedidos de comida online com mais de mil restaurantes cadastrados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Santos Jundiaí e Campinas.

 "Com o investimento, lançaremos novas funcionalidades no aplicativo iFood e expandiremos o serviço para outras cidades e estados do País, chegando a mais de 5 mil restaurantes e redes de alimentação até 2015", afirma o CEO da iFood, Felipe Fioravante.

 Fundada em 2011, a iFood conta atualmente com cerca de 50 mil solicitações de pedidos de comida via internet e aplicativos móveis por mês. Desse total, 21% são efetuados via smartphones.

 O serviço da iFood consiste em o cliente informar sua localização no site ou aplicativo para smartphone (já disponível nos sistemas operacionais iOS e Android) e ver as ofertas dos estabelecimentos da sua região.

 A empresa mapeia os restaurantes já cadastrados no site por geoposicionamento e o usuário precisa apenas digitar o seu CEP para ter acesso aos locais próximos.

 Mercado brasileiro de m-commerce 
 O mercado nacional de e-commerce já é um dos mais promissores do mundo. Estudo da empresa e-bit aponta que o setor deve faturar R$ 11,6 bilhões este ano, ou seja, um crescimento de 20% em relação a 2011.

 Com relação ao segmento de alimentação, o instituto norte-americano Nielsen divulgou recentemente uma pesquisa em nível mundial apontando que a intenção dos consumidores em comprar alimentos e bebidas online aumentou 44% nos últimos dois anos. O estudo contou com a participação de 28 mil pessoas em 56 países.

 Atualmente 26% de todos os entrevistados planejam contratar esse tipo de serviço nos próximos seis meses por meio de um dispositivo com acesso à internet, como o smartphone. "Com a parceria entre Movile e iFood, nosso objetivo é contribuir para o crescimento desse mercado. Esperamos que pelo menos 1 milhão de pessoas efetuem compras de comida por meio do smartphone até 2014 no Brasil”, diz Fioravante.
Fonte: idgnow 05/02/2013

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Movile injeta R$ 5,5 milhões no iFood 

De olho no potencial do m-commerce de movimentar R$ 1 bilhão no setor nos próximos dois anos no Brasil, a Movile anunciou nesta terça-feira, 5, em São Paulo, o investimento de R$ 5,5 milhões na start-up especializada em delivery de restaurantes pela Internet e por celulares, a iFood. O objetivo é injetar o capital para proporcionar crescimento da plataforma de comércio eletrônico móvel, saindo dos atuais 1 mil restaurantes cadastrados para 5 mil estabelecimentos até 2015.

 A área de atuação do iFood também deverá aumentar para outros estados e cidades: atualmente, a empresa conta com restaurantes cadastrados nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza, além das cidades paulistas de Santos, Jundiaí e Campinas. O potencial da empresa, que atualmente registra um crescimento mensal de 20%, vem justamente das vendas por meio do aplicativo para Android e iOS, que já respondem por 21% da média de 50 mil pedidos mensais dos mais de 100 mil usuários cadastrados.

 "O celular não será mais um adendo do PC: ele e o tablet serão os principais computadores das pessoas", afirma o CEO da Movile, Fabrício Bloisi. Ele acredita que a penetração dos dispositivos móveis no Brasil acabará por promover uma inclusão digital maior nesta plataforma e, por isso, prevê uma oportunidade de negócios. “A gente acha que pode crescer dez, cem vezes mais com essa transição para a computação móvel”. Ele prevê que o m-commerce será responsável por 8% do comércio eletrônico no País em 2014.

 Novidades

 O CEO do iFood, Felipe Fioravante, pretende incrementar também a cartela de restaurantes conveniados, além de melhorar a experiência para o usuário. "Hoje somos muito mais uma empresa mobile do que somente web. Vimos muitos interesses em comum com a Movile, eles agregam muito em termos de gestão", afirma, garantindo que há novidades que serão apresentadas nos próximos meses.

 Entre as novas funções, Fioravante cita uma maior quantidade de estabelecimentos aceitando pagamento online via cartão de crédito e a possibilidade de acompanhar a entrega do pedido por mapas em tempo real. Segundo Fabrício Bloisi, uma versão do aplicativo para tablets deveria ser apresentada nesta terça-feira, mas acabou sendo adiada. Versões móveis para o site, programado em HTML5, também deverão ser disponibilizadas. Outra função será a conexão com redes sociais, reunindo recomendações e sugestões de contatos em um esquema semelhante ao da plataforma de vídeos Netflix.

Fioravante diz que o estabelecimento que se cadastrar pode trabalhar com a plataforma tanto via aplicativo em computador pela Internet quanto com uma máquina GPRS que registra os pedidos e os imprime, informando em tempo real o status da solicitação. Trata-se de uma espécie de POS, adaptado pela própria start-up e oferecido por uma taxa de R$ 79 mensais por máquina. 

Negócios promissores 

 Com o aporte de R$ 5,5 milhões, a Movile se torna sócia da iFood, embora sem divulgar a participação exata. A companhia de conteúdos móveis já contribuía com a plataforma de delivery de comidas há cerca de dois meses informalmente.

 O próximo passo, de acordo com Bloisi, é adquirir mais "umas três empresas", embora afirme que esteja conversando com "umas 30". A companhia tem planos mais ambiciosos ainda: ela já conta com escritório no Vale do Silício, nos Estados Unidos, para se aproximar das gigantes do mercado móvel como Apple, Google e Facebook, e estuda abrir o capital em oferta pública inicial (IPO) no Brasil em breve. Por Bruno do Amaral
Fonte: mobiletime 05/02/2013

05 fevereiro 2013



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