26 fevereiro 2013

HP vende sistema operacional webOS para LG Electronics

A coreana LG Electronics adquiriu o sistema operacional webOS da HP com intenção de usá-lo em TVs conectadas, as chamadas smart TVs. O acordo de compra, anunciado nesta segunda-feira, 25, contempla o código fonte e a documentação do software, a absorção das equipes que trabalhavam com o sistema na HP, todos os websites relacionados ao produto e ainda as patentes referentes ao webOS. O valor do negócio não foi revelado.

 O webOS foi adquirido pela HP em 2010, quando a fabricante arrematou a Palm por US$ 1,2 bilhão. Agora, com a venda, a companhia coloca um ponto final nas histórias de fracassos com tablets e smartphones. Naquele ano, ela apostou todas suas fichas no projeto do tablet TouchPad, equipado com o sistema operacional da Palm. Mas a estratégia malogrou. Há cerca de uma década, a empresa foi uma das primeiras a aderir aos tablets com Windows, que tambem não tiveram sucesso significativo na época. Hoje, a HP vem trabalhando com o Android, do Google.

 As informações, divulgadas pelo site de tecnologia CNet, dão conta que, apesar da compra, a LG dará continuidade do uso do Android em smartphones. Segundo uma fonte ligada ao assunto, ouvida pelo site, grande parte dos funcionários da divisão de webOS para dispositivos móveis foi demitida pela HP, em cortes recentes. Com sua estratégia de produtos voltada para televisores com acesso à web, a LG espera construir uma “experiência intuitiva e serviços de internet através de uma vasta gama de aparelhos eletrônicos”, nas palavras do líder de tecnologia da LG, Skott Ahn.
Fonte: tiinside 25/02/2013

26 fevereiro 2013



0 comentários: