14 fevereiro 2013

Setor de ópticos espera crescimento de 25% e avanço de estrangeiras em 2013

O mercado de produtos ópticos, como armações e lentes, cresceu 23% em 2012, com faturamento de R$ 19,5 bilhões, de acordo com a Abióptica (associação do setor).

 Para este ano, as estimativas indicam uma alta de 25%, segundo Bento Alcoforado, presidente da entidade, graças à elevação no Brasil da regulamentação, da conscientização sobre a saúde ocular e do combate à pirataria.

 Entre os 20 milhões de óculos vendidos no país no ano passado, a produção nacional representou 28%.

"Ela já foi de 15% em 2005 e algumas medidas do governo produziram a evolução. Com o aumento da entrada de multinacionais e capital estrangeiro, isso pode chegar a 50% em seis anos", diz.

 Além do interesse europeu e americano, Alcoforado cita projetos de instalação de indústrias coreanas no Brasil.

 "O Brasil tem uma grande população com deficiência visual e caminha para o envelhecimento. É um mercado a ser explorado. Na Europa, a população já está envelhecida. O crescimento é baixo." Neste ano, a Essilor pretende produzir mais de 25 milhões de lentes na fábrica do Brasil para atender o mercado nacional e exportar.

A nova marca Lema21, de design nacional e fabricação estrangeira, é um exemplo de ingresso de capital americano aliado a brasileiro. Por Maria Cristina Frias
Fonte:Folha de S.Paulo 08/02/2013

14 fevereiro 2013



0 comentários: