08 fevereiro 2013

Setor de TI está entre os de maior rotatividade de profissionais

O setor de TI é um dos que tem a maior rotatividade de executivos de primeiro escalão, segundo levantamento da Hays Executive, empresa especializada na contratação de profissionais de alta gestão. De acordo com o relatório, os profissionais do setor de tecnologia mudam de emprego a cada 2,6 anos, em média.

 Este movimento, de acordo com Raphael Falcão, gerente da Hays do Rio de Janeiro, se acentuou nos últimos cinco anos. “A rotatividade não se aplica somente aos altos cargos, pois os demais profissionais também tendem a buscar novos desafios a cada dois anos, em média”, afirma. Além do setor de TI, áreas técnicas de maneira geral também apresentam alta rotatividade atualmente.

 Para Falcão, a tendência pode ser explicada por conta do tipo de vínculo trabalhista que atualmente permeia o setor. “Com a dinâmica do mercado, os profissionais são contratados para projetos de curto prazo”, pontua. Ele ressalta, porém, que a escassez de profissionais qualificados não interfere nessa tendência. “Ao contrário, profissionais com maior know-how têm possibilidade de escolher onde trabalhar, o que aumenta a rotatividade do mercado”, finaliza.

 A título de comparação, o levantamento indica que o executivo do mercado de bens de consumo permanece na empresa por cerca de 3,8 anos antes de mudar. É uma diferença de 31,08% entre o ciclo médio, por setor. No que diz respeito à diferença de remuneração mensal nesses mercados, a pesquisa aponta que o setor de TI tem uma média de salário bruto mensal 16,54% maior, sem contar bônus, benefícios e outras premiações.
Fonte:tiinside 06/02/2013

08 fevereiro 2013



0 comentários: