01 fevereiro 2013

Após comprar Logica, canadense CGI cresce no Brasil e mira novas áreas

Com aquisição, companhia de serviços de TI passou a operar no país com escritório local e 500 funcionários

 Até agosto do ano passado, a presença da canadense CGI no Brasil era tímida. A companhia de serviços de TI tinha clientes utilizando um de seus softwares no Brasil, mas as vendas à distância entravavam o crescimento da operação local. Com a aquisição da inglesa Logica, no entanto, a CGI “herdou” um escritório com cerca de mais de 500 funcionários no país e agora planeja expandir a presença no mercado brasileiro.

 Para se ter ideia do impacto da compra nos negócios da canadense no Brasil, com a Logica, a CGI conseguiu crescimento de 52% nas vendas em 2012 em relação a 2011. No ano fiscal que teve início no mês de outubro, o desempenho das vendas foi 230% superior em relação ao mesmo período do ano anterior.

 “Mesmo assim, nossa presença aqui ainda é modesta. OBrasil se tornou um mercado importante e queremos crescer em setores como o de finanças e manufatura”, diz João Baptista, presidente da CGI para países nórdicos, sul da Europa e América do Sul. Atualmente, a atuação do escritório brasileiro está focada no setor de utilities, de acordo com o executivo.

 Para impulsionar os negócios, como parte do processo de incorporação da Logica, a empresa iniciou neste mês um processo de reformulação da marca, no qual o nome Logica deixou de existir. Com isso, o presidente da empresa no Brasil, Edson Leite, tem feito sucessivas reuniões com clientes neste mês para mostrar o novo portfólio de serviços da companhia e impulsionar as vendas.

 Além disso, outros fatores também têm impulsionado novos negócios no país, como as recentes mudanças regulatórias no setor de energia, por exemplo, que demandaram adaptações nos sistemas de tarifação das empresas do setor. Copa do Mundo e Olimpíada também devem ajudar a impulsionar o número de projetos, segundo Leite.

 No mundo

 A estratégia de compras da CGI para crescer em determinadas regiões não é algo novo dentro da companhia. A canadense já adquiriu 70 empresas e metade de seu crescimento, atualmente, é inorgânico, de acordo com João Baptista.

 E os números indicam que os investimentos têm dado resultados. Após a compra da Logica, a receita no primeiro trimestre do ano fiscal cresceu 147,5% para US$ 2,53 bilhões. Atuando na mesma área, Logica e CGI eram complementares geograficamente, já que a inglesa possui forte presença na Europa e a Canadense tinha foco maior na região da América do Norte. "Agora temos mais flexibilidade para continuar fazendo investimentos", afirma Baptista. Isso porque as duas empresas consolidadas somam 72 mil funcionários em mais de 40 países do mundo e faturamento anual de US$ 10,6 bilhões. Por Carolina Pereira
 Fonte: Brasil Econômico 01/02/2013

01 fevereiro 2013



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