06 novembro 2012

NYSE e ATG criam nova plataforma de negociação em bolsa no Brasil

A Nyse Euronext e a ATG fecharam um acordo para criar uma plataforma de negociação de A Nyse Euronext e a ATG fecharam um acordo para criar uma plataforma de negociação de ativos em bolsa no Brasil.

A nova empresa irá se chamar ATS Brasil e terá como objetivo desenvolver uma central de liquidez para o mercado brasileiro. Segundo o presidente da Nyse Euronext, Dominique Carruti, a intenção não é concorrer com a BM&FBovespa, mas atuar de "forma complementar, melhorando a liquidez do sistema". O investimento inicial na plataforma será de U$ 100 milhões e a expectativa é iniciar as operações até o começo de 2014.

 A nova plataforma espera chegar ao final de 2014 com 10% a 15% de participação no mercado de capitais brasileiro. Entretanto, o diretor executivo da ATG, Arthur Machado, ressalta que o interesse não é roubar participação da BM&FBovespa, e sim agregar novos investimentos ao mercado nacional, elevando a liquidez no Brasil.

 O executivo descartou a possibilidade de criar uma clearing para atender a essa nova plataforma de negociação. A intenção da nova empresa é negociar o uso da atual clearing da BM&FBovespa. "Não imagino o Brasil, com o tamanho da economia do País, com apenas um bolsa", afirmou o presidente da ATG, Fernando Cohen. Segundo ele, a atual direção da BM&FBovespa vai perceber a importância de se criarem novos centros de liquidez no País. Mas, recentemente, o presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, deixou claro que não pretende autorizar o uso da clearing pela Direct Edge, outra empresa interessada em criar uma plataforma de negociação no Brasil. 

Autorização

 A CVM esclareceu que não recebeu pedido de autorização para funcionamento de outras bolsas de valores no País. A Bats Global Markets, terceira maior bolsa dos Estados Unidos, e a gestora de recursos Claritas já haviam manifestado interesse em abrir uma concorrente da BM&FBovespa no País. Pouco depois, a também norte-americana Direct Edge anunciou decisão semelhante.

 No entanto, nenhuma das empresas formalizou pedido ao regulador do mercado de capitais nacional. "Até o presente momento, a CVM não recebeu solicitação formal de entidade administradora de mercado", afirmou a assessoria de imprensa da CVM em nota enviada à Agência Estado. Por Mônica Ciarelli, da Agência Estado,
Fonte: estadao 05/11/2012

06 novembro 2012



0 comentários: