29 maio 2012

Petrobras vai vender mais ativos em 2012

A Petrobras planeja executar no segundo semestre deste ano a maior parte de seu plano de desinvestimento estimado em US$ 13,6 bilhões, afirmou o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa.

 A maior empresa do Brasil já iniciou processo de venda de blocos exploratórios no Golfo do México com a escolha de um banco para intermediar negociações com interessados em comprar os ativos, revelou o executivo durante o Reuters Latin American Investment Summit.

 “Acredito que neste segundo semestre, daqui até o final do ano, deva acontecer a maioria das operações (de desinvestimento) em volume... os ativos do Golfo do México individualmente talvez sejam os mais importantes”, declarou.

 As áreas da Petrobras já despertam o interesse de vários interessados. Em alguns deles, como Cascade-Chinook, a estatal realizou grandes descobertas de petróleo. Barbassa disse que a Petrobras avalia a alternativa de ter um sócio estratégico em operações da região, além da possibilidade de vender participações isoladas em diferentes blocos. A companhia anunciou há cerca de um ano que venderia ativos no valor de US$ 13,6 bilhões para fazer frente à necessidade de investir pesadamente no pré-sal no Brasil.

 “Passamos um ano do anúncio e desde então já fizemos uma parte, já estamos hoje melhor preparados para executálo, porque tinha-se que discutir estratégia de cada desinvestimento”, afirmou o executivo.

 Desde o anúncio do plano, a Petrobras já vendeu participações de blocos na Tanzânia, como parte da estratégia de se desfazer de participações em áreas exploratórias em todo o planeta. Além de blocos exploratórios, entre os quais nos Estados Unidos e na Tanzânia, a Petrobras pretende vender ativos em diversas outras áreas.

 Duas refinarias, uma no Texas e outra no Japão, já foram colocadas à venda, segundo Barbassa. E elas também possuem interessados, mas despertam menos apetite nas empresas que os blocos do Golfo, admitiu. Reuter
Fonte: Brasil Econômico 29/05/2012

29 maio 2012



0 comentários: