24 maio 2012

Rede argentina Morph vai abrir loja no Brasil

No momento em que Tok&Stok e Etna são alvo de rumores no mercado envolvendo o futuro das redes, a argentina Morph, do grupo Marpolo, a maior cadeia de móveis e decoração daquele país, decidiu entrar no mercado brasileiro.

Em agosto, a rede vai abrir três lojas no Estado de São Paulo em shoppings do grupo Multiplan - Morumbi Shopping, Shopping Anália Franco Anália Franco e ParkShopping São Caetano. Para 2013, já foi negociada a inauguração de uma loja no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto (SP), também da Multiplan. A expectativa é que no prazo de 18 meses, a Morph tenha 10 lojas no Brasil, apurou o Valor.

A companhia confirma a informação sobre o investimento no país, mas não deu detalhes do projeto. Já é sabido, no entanto, que a empresa buscou um parceiro local nos últimos meses em São Paulo, de maneira que pudesse ser fechado contrato com um master-franqueado no Brasil. Na Argentina, o grupo Marpolo controla o negócio, e a intenção da empresa é abrir lojas na Colômbia após a entrada no Brasil.

No fim do ano passado, a varejista inaugurou o primeiro ponto de venda no Chile, numa tentativa de internacionalizar a operação na América do Sul e reduzir a dependência do mercado argentino.

Apesar de ter um portfólio que se assemelha a parte da cesta de produtos de redes como Leroy Merlin, Etna e Tok&Stok, os pontos da Morph no Brasil, por estarem localizados dentro de shoppings, serão menores que algumas megastores das varejistas brasileiras do setor. E a venda estará focada em itens de decoração (quadros, luminárias) e móveis de pequeno e médio porte (como mesas, cadeiras e estantes) com exposição de produtos com design a preço acessível.

A princípio, a abertura será em empreendimentos da Multiplan, mas haverá negociações com outras empresas de shoppings, inclusive no Rio de Janeiro ainda na primeira fase de expansão.

A expansão do varejo de móveis e decoração no país tem pautado novos investimentos na área. A Leroy Merlin, uma das varejistas de material de construção que melhor explora o segmento de itens para decorar a casa, foi a líder de mercado em vendas no Brasil em 2011.

Além disso, há espaços a serem ocupados no segmento no país. A Imaginarium explora esse setor sem concorrentes fortes e a Tok&Stok e a Etna passaram por momento de revisão de estratégias, segundo fontes ouvidas pelo Valor nos últimos meses.

Controlada pelo casal Régis e Ghislaine Dubrule, a Tok&Stok contratou o BTG Pactual no ano passado para analisar propostas de compra do negócio. Como informado pelo Valor em janeiro, as negociação não avançaram pelo alto valor pedido pela empresa, perto de R$ 900 milhões, e pela discordância em relação a necessidade de venda. Régis Dubrule aceita negociar, mas Ghislaine ainda estaria reticente em relação a se desfazer do negócio.

A Etna, com 15 lojas, teria buscado fundos de private equity interessados em investir no negócio no ano passado, numa tentativa de ampliar o ritmo de crescimento da rede, mas as conversas não avançaram. Em 2011, a rede abriu 4 lojas e neste ano, duas aberturas têm local confirmado até o momento. Por Adriana Mattos
 Fonte:Valor Econômico 24/05/2012

24 maio 2012



0 comentários: