29 maio 2012

Olam fecha compra de primeira usina de açúcar no Brasil

A Olam International afirmou nesta manhã que irá pagar US$ 240 milhões para a aquisição da Usina Açucareira Passos (MG), configurando a sua entrada no mercado brasileiro. A trading, que tem capital aberto na bolsa de Cingapura, é a maior exportadora de açúcar do mundo.

 Em conversa com analistas de mercado para discutir a aquisição, o presidente da divisão de açúcar da Olam International, Devashish Chaubey, afirmou que a empresa pretende gastar US$ 111,5 milhões adicionais nos próximos cinco anos como forma de aumentar a lavoura e a capacidade de moagem da usina.

 A usina brasileira tem capacidade anual de esmagamento de 1,75 milhão de toneladas de cana e produz 200 mil toneladas de açúcar anualmente. Com o investimento, o esmagamento cresceria para 3 milhões de toneladas, disse Chaubey.

 A chegada ao Brasil faz parte de uma série de aquisições da Olam nos últimos anos, estratégia alinhada com a corrida de outras companhias agrícolas que buscam expansão de operações para atender a demanda global por açúcar.

 “O Brasil é o maior e o mais competitivo produtor de açúcar em termos de custos”, disse Chaubey. Além do Brasil, a Olam International já investiu em ativos na Índia, Indonésia e Nigéria.

 Segundo o executivo, citado pela agência Dow Jones, os preços internacionais do açúcar deverão manter registrar uma tendência de queda nos próximos meses, com a cotação da commodity podendo chegar a 18 centavos de dólar por libra-peso na bolsa de Nova York no primeiro trimestre de 2013, quando o superávit global do açúcar atingir o seu pico.

Com isso, o consumo mundial de açúcar deverá ter uma melhora significativa. A trading estima um superávit global de açúcar de 9 milhões de toneladas em 2011/12. Com 13% do seu capital nas mãos da Temasek Holding, estatal de Cingapura, a Olam está envolvida no processamento de commodities agrícolas como cacau, arroz, açúcar e café. Está presente hoje em 65 países. Por Bettina Barros
 Fonte:Valor 29/05/2012

29 maio 2012



0 comentários: