28 maio 2012

6 negócios que mudaram a cara da aviação no Brasil

 Fusão entre Azul e Trip – confirmada nesta segunda-feira – é a mais recente operação anunciada do segmento

A Azul e a Trip confirmaram, nesta segunda-feira, a fusão de suas operações, conforme matéria publicada por EXAME, no último domingo.

 A união das duas companhias reforça a atual posição da Azul no setor de aviação civil no país: a de terceira maior companhia. Juntas, as empresas terão quase 15% de participação no mercado regional de aviação.

 O movimento entre as duas empresas, no entanto, não é isolado. Desde 2007, com a compra do controle da Varig pela GOL, a aviação brasileira vem passando por importantes transformações.

 Veja, a seguir, seis negócios que transformaram a aviação comercial no país nos últimos cinco anos:

  GOL compra controle da Varig
 Em março de 2007, a GOL comprou por 275 milhões de dólares o controle da combalida Varig. Na ocasião, o negócio foi considerado o maior já anunciado pelo setor de aviação no país.

 A GOL chegou a cogitar, na época, manter a Varig como uma companhia independente, mas não conseguiu atingir o objetivo.

 A operação, no entanto, colocou a GOL mais próxima de sua principal rival, a TAM, no mercado de aviação no país.

 TAM compra Pantanal
 Em dezembro de 2009, a TAM anunciou a compra de 100% da Pantanal por 13 milhões de reais. Na época, a companhia, que já detinha a liderança desse mercado no país, se distanciou um pouco mais da GOL, sua principal concorrente neste mercado.

 Quando a operação foi fechada, a Pantanal operava uma frota de apenas três aeronaves, com voos entre os estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. A companhia detinha 0,15% do mercado brasileiro de aviação civil.

 TAM e LAN unem operação
 Menos de um ano após anunciar a compra da Pantanal, a TAM anunciou a fusão de suas operações com a chilena LAN dando origem a maior companhia aérea da América Latina e 10ª maior, em número de passageiros, do mundo.

 No final do ano passado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, com algumas restrições, a fusão das duas companhias.

GOL compra Webjet
 Em julho do ano passado, a GOL anunciou a compra da Webjet. Na ocasião da compra, o valor estimado pela operação era 311 milhões de reais, sendo quase 215 milhões de reais destinados à quitação das dívidas da companhia.

A operação foi concluída em outubro do mesmo ano pelo valor de 70 milhões de reais, 26 milhões de reais a menos devido a ajustes feitos pelas companhias.

 GOL firma parceria com a Passaredo 
Na semana passada, a GOL assinou um acordo de longo prazo com a Passaredo, que prevê exclusividade nas operações regionais das companhias.

 A malha regional será desenvolvida e operada pela Passaredo, que atuará em mercados de média e baixa densidade conectados com trechos operados pela GOL.

Com a operação, a GOL passou a oferecer a seus clientes a opção de voar para os destinos Araguaína, Alta Floresta, Pampulha – BHZ, Barreiras, Carajás, Ji-Paraná, Juazeiro do Norte, Londrina, Cascavel, Ribeirão Preto, Rondonópolis, Vitória da Conquista, São Jose do Rio Preto, Sinop e Uberlândia.

 Azul e Trip anunciam fusão 
A Azul e a Trip confirmaram a fusão de suas operações. As duas companhias juntas terão quase 15% do mercado de aviação no Brasil.

 De acordo com pessoas ligadas às empresas, a Azul terá 80% da operação e a Trip ficará com os 20% restantes.

 No ano passado, a TAM tentou comprar, sem sucesso, cerca de 30% da Trip. As duas companhias têm um acordo de compartilhamento de voos desde 2004. Por Daniela Barbosa, de Exame
Fonte: exame 28/05/2102

28 maio 2012



0 comentários: