22 maio 2012

Benner e Alert aliam-se para atuar no mercado de saúde

Bancos e operadoras de telecomunicações estão entre os setores que,tradicionalmente, mais investem em tecnologia da informação (TI). Outras áreas,porém, começam a atrair a atenção dos fornecedores de TI, à medida que exigem mais investimentos para modernização.  É o caso da área de saúde.

Para reforçar a atuação no setor, a Benner Sistemas, fundada e comandada pelo empresário Severino Benner, e a companhia de softwares de gestão clínica Alert anunciam,hoje, a criação da Alert & Benner, especializada em sistemas de gestão empresarial e clínica para a área de saúde.

 A nova companhia nasce com a expectativa de uma receita de R$ 115 milhões neste ano. A meta é chegar a R$ 300 milhões ao fim de três anos, diz Severino Benner. A cifra é baseada em crescimento orgânico e não inclui possíveis aquisições. "A previsão é agressiva porque esse mercado [de saúde] vai movimentar muitos investimentos nos próximos anos", afirma o executivo ao Valor.

 De acordo com a consultoria Frost & Sullivan, a expectativa é que os gastos com TI na área de saúde aumentem mais de 9% no Brasil em 2012. Apesar disso, a participação do segmento no bolo total de investimentos continua modesta: a projeção é de que vai representar menos de 4% dos investimentos em TI no período, afirma Fernando Belfort, analista sênior da consultoria.

 O negócio criado pela Alert e pela Benner terá participação igual das duas empresas. A companhia começa com uma equipe de cerca de 400 pessoas. O número é resultado da soma dos funcionários da Alert Brasil - uma das 12 operações da companhia de origem portuguesa - e de profissionais da divisão de sistemas para a área de saúde da Benner. "Estamos planejando mais 80 contratações no primeiro ano", afirma Luiz Marcos Brescia, diretor executivo da Alert no país.

A nova companhia será comandada por Brescia, à frente da chefia-executiva, e por Lucrécia Oliveira, que já trabalhava como diretora de negócios na Benner e vai acumular a função de diretora comercial na companhia formada com a Alert.

A estratégia da Alert & Benner é unir as especialidades das duas companhias em uma única oferta. A Alert é focada em softwares de gestão clínica, relacionados ao prontuário do paciente e a rotinas médicas. Já a Benner é especializada em sistemas de gestão empresarial para clínicas e hospitais, mais usados em atividades administrativas e de finanças.

Para atrair tanto grandes redes de hospitais como companhias menores, a Alert & Benner vai oferecer os sistemas sob dois formatos: o tradicional, com o pagamento de licenças de uso, e o de serviço na nuvem, pelo qual os usuários não precisam baixar os programas para seus computadores. Os softwares, assim como os dados a eles relacionados, ficam armazenados em computadores localizados em centros de dados. O acesso se dá por meio da internet. Uma das principais concorrentes da Alert & Benner no país é a americana InterSystems.

Esse é o segundo movimento estratégico de Severino Benner em menos de um ano. Em agosto do ano passado, ele fundiu a Benner com parte do grupo TBA, de Cristina Boner, dando origem à Globalweb Corp. Sob o acordo, a Benner continuou a ter uma operação independente sob a holding. O negócio com a Alert recebeu sinal verde dos conselhos da Globalweb e da Alert. Por Bruna Cortez
Fonte:Valor Econômico 22/05/2012

22 maio 2012



0 comentários: