Um interesse em comum uniu três empresas de diferentes segmentos do varejo. A
Puket (meias, lingeries e pijamas), a Balonè (acessórios femininos) e a
Imaginarium (presentes) se associaram para formatar um novo modelo de
franquias, a Love Brands, com produtos das três marcas.
Jae Lee (Balonè), Adolfo e Claudio Bobrow (Puket) e Carlos Zilli (Imaginarium): sócios da Love Brands desenharam modelo para vender em cidades pequenas
O conceito foi criado para
operar em cidades pequenas e médias, onde não existem shopping centers. A
primeira unidade será aberta em junho em São José do Rio Pardo, no interior de
São Paulo.
A ideia surgiu em setembro de 2011, durante conversas entre os executivos Jae Ho
Lee, sócio-diretor do grupo Ornatus (dono da Balonè), Adolfo e Claudio Bobrow,
sócios da Puket, e Carlos Zilli, diretor da Imaginarium. As três marcas têm, juntas,
cerca de 200 lojas em centros urbanos no Brasil. Os novos sócios preveem que a
Love Brands atinja 206 unidades até 2016.
O alvo da nova rede são os municípios de 50 mil a 200 mil habitantes. "O modelo
da Puket não se viabiliza em cidades pequenas, por uma questão de fluxo e de
potencial de consumo", diz Claudio Bobrow. Com a Love Brands, as três empresas
aumentam a escala e passam a ocupar esses municípios. "As grandes marcas de
franquias do país estão limitadas a pouco mais de cem cidades, e o Brasil tem 5 mil
cidades", explica.
De acordo com Bobrow, houve uma "sinergia entre as marcas e um alinhamento
entre os diretores" que criaram a Love Brands. "Todas as marcas passam um
conceito 'fun' e jovem, para consumidores de todas as idades, e também trabalham
muito com presentes", diz. O investimento total no primeiro ano é de R$ 1 milhão.
O plano inicial de expansão da Love Brands inclui cidades do interior de São Paulo,
Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O investimento varia
entre R$ 75 mil e R$ 120 mil em lojas de 50 m2 a 80 m2. De acordo com Bobrow, a
empresa não cobra royalties, e a taxa de franquia é de R$ 15 mil.
Segundo o executivo, os sócios buscaram combinar marcas que não concorrem
entre si. "Tentamos unis negócios que são complementares para o consumidor. A
nossa ideia é que seja como um mini shopping center, onde o consumidor vai
encontrar um mix de produtos alinhados em termos de estilo, gosto, mensagem e
marcas". Outras empresas, como Alpargatas (dona da Havaianas) e Chilli Beans, de
óculos, também chegaram a conversar sobre o projeto, mas não seguiram com o
grupo. De acordo com Bobrow, existe espaço para outras marcas.
Os sócios abriram uma franqueadora, a LB Gestão de Franquias, que administra o
contrato de fornecimento das marcas para os lojistas. O executivo Ettore Daniele,
ex-gerente comercial do O Boticário, foi contratado para dirigir a operação. Mas os
donos devem se reunir semanalmente para tratar de questões ligadas à estratégia
e à operação. Por Adriana Meyge
Fonte:Valor Econômico 22/05/2012
22 maio 2012
Marcas Imaginarium, Puket e Balonè criam rede de franquias
terça-feira, maio 22, 2012
Investimentos, Plano de Negócio, Tese Investimento, Transações MA, Varejo
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Ruy Moura
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