29 maio 2012

Dufry aposta em vendas on-line no Brasil

A varejista suíça Dufry escolheu o Brasil para lançar sua primeira operação de comércio eletrônico. O novo canal busca atrair os brasileiros fora do trajeto de viagem e ampliar as vendas para o mercado local. A loja virtual não oferece isenção ou redução de impostos, como ocorre nas lojas "duty free", localizadas no interior de salas de embarque e desembarque de aeroportos internacionais.

 Para colocar seu plano em ação, a Dufry adquiriu em janeiro a Whiskeria Brasil, uma empresa de comércio eletrônico com sede em Palmas (TO).

De acordo com Mário Portela, diretor de marketing da Dufry Brasil, os incentivos fiscais concedidos pelo Estado do Tocantins e a experiência da empresa na área determinaram a compra.

 Uma lei estadual do Tocantins de dezembro de 2005 estabelece redução do ICMS a 1% sobre as vendas on-line destinadas a consumidores de outros Estados. O Estado também concede desconto na base de cálculo do ICMS na aquisição de produtos importados.

 Nesta primeira fase, o portfólio da loja on-line inclui apenas bebidas alcoólicas, como vinhos e destilados, mas a companhia pretende incluir outros tipos de bebidas e novas categorias de produtos. Bebidas são a segunda maior categoria de vendas nas lojas físicas da Dufry, logo atrás de perfumes.

 O Brasil foi responsável por 30% do faturamento global da Dufry no ano passado, cerca de US$ 800 milhões (R$ 1,5 bilhão). Para este ano, a expectativa é crescer 10%, segundo Portela. A empresa opera 37 lojas em 12 aeroportos no país.

 A varejista já operou um site de comércio eletrônico no país, entre 2004 e 2009, mas a operação não era considerada estratégica. "Era para eliminar os estoques das lojas", diz o executivo. Os preços e os produtos disponíveis eram os mesmos das unidades "duty paid", quando a entrega acontece com os impostos pagos. Já no novo projeto, a operação on-line é separada da rede física. Por Adriana Meyge
Fonte: Valor Econômico 29/05/2012

29 maio 2012



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