31 maio 2012

Lazard compra Signatura e contrata Henrique Meirelles como chairman

O banco americano Lazard anuncia hoje a compra da Signatura, empresa de assessoria financeira com quem já mantinha uma parceria e por meio da qual atuava no Brasil. Paralelamente, a instituição financeira também contratou o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles como chairman das operações nas Américas, sem funções executivas.

 Marcelo Lyrio e Jean Pierre Zarouk, fundadores da Signatura, vão se tornar sócios do Lazard e manterão suas atividades como corresponsáveis pela área de banco de investimentos. O valor da operação não foi revelado.

 O Lazard mantinha uma joint venture com a Signatura desde que a empresa foi criada, em 2004. Agora, ela será incorporada à estrutura do banco, que está interessado em fortalecer seus negócios no Brasil.

 O chefe da área de banco de investimentos do Lazard, Antonio Weiss, afirmou que esse é um dos movimentos estratégicos mais importantes para a instituição em termos globais. “O mundo está mais inter-relacionado. Nossos clientes estão mais focados em atividades internacionais. É muito importante trazer a capacidade do Lazard para perto desses clientes”, afirmou Weiss ao Valor.

 Para Meirelles, o amadurecimento da economia brasileira aumenta a demanda por serviços de assessoria financeira independente, o que abre oportunidades para o Lazard. “O crescimento da economia está cada vez mais baseado na competitividade das empresas. Vai haver a necessidade de capital de qualidade para financiar esse crescimento” destacou.

 Na avaliação do ex-presidente do BC, o país está superando seu passado de escassez de capital para o financiamento da atividade produtiva. “Deixa de ser importante que o assessor financeiro seja também aquele que coloca o capital para a companhia”, avalia.

 Segundo Zarouk, a integração da Signatura ao Lazard é a “evolução de uma parceria bem-sucedida”. Marcelo Lyrio acrescentou, no entanto, que pouco muda no dia a dia das operações brasileiras. “Já atuávamos como uma só equipe”, disse.

O escritório brasileiro, com sede em São Paulo, tem cerca de 30 pessoas. O principal foco de atuação no país são os processos de fusões e aquisições e de reestruturação de empresas.

De acordo com Lyrio, as mudanças na estrutura do Lazard no Brasil refletem o processo de sofisticação da economia local. “O crescimento do mercado de capitais no Brasil é inevitável”, diz. “O aconselhamento independente vai ser cada vez mais buscado.”
Fonte: Valor Econômico 31/05/2012

31 maio 2012



0 comentários: