29 maio 2012

Soros compra empresa de TV no Brasil

Fundo de bilionário húngaro pede aprovação da Anatel para conseguir o controle da Sunrise, do interior de SP

Companhia opera com TV por assinatura em 12 cidades paulistas; valores do negócio não foram divulgados

 O fundo de investimento do bilionário húngaro George Soros comprou a empresa Sunrise Telecomunicações Ltda., que vende pacotes de TV paga no interior paulista por meio da SuperTV.

 Os representantes do megainvestidor já entraram com o pedido de anuência junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A transferência do controle não pode ocorrer sem aval da agência. A votação do pedido está prevista para quinta-feira.

 A Folha apurou que, contrariando os procedimentos da Anatel, o processo da Sunrise foi encaminhado diretamente ao conselheiro Jarbas Valente. Normalmente, os processos são sorteados aleatoriamente por um sistema informatizado.

 Soros tem pressa em resolver o negócio porque a empresa deverá participar do leilão do 4G, marcado para 12 de junho.

 O interesse da Sunrise nessa disputa já havia sido confirmado pelo ministro Paulo Bernardo (Comunicações). Segundo ele, a companhia deverá focar sua oferta em internet, e não mais em vídeo.

 Até o fechamento desta edição, nem Sunrise nem Anatel haviam se pronunciado sobre o assunto. 

DEVOLUÇÃO
 Atualmente, a Sunrise oferece TV por assinatura pela tecnologia MMDS (micro-ondas) na frequência de 2,5 GHz -que será destinada ao 4G.

 Pelas regras, as operadoras de MMDS terão até o dia 5 de junho para informar se irão vender ou não suas frequências ociosas em 2,5 GHz no leilão. Juntas, elas já perderam um grande lote de frequência para o 4G.

 A Sunrise tem interesse em adquirir no leilão faixas extras por códigos de DDD, e não por áreas geográficas, como as operadoras móveis.

 Caso isso ocorra, ela poderá abrir mão de sua licença de TV paga para ficar somente com uma autorização para a venda de internet.

 A companhia entrou no mercado em 2000 e está presente em 12 municípios de São Paulo. Entre eles, estão Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos.Por JULIO WIZIACK
Fonte: Folha de São Paulo 29/05/2012

29 maio 2012



0 comentários: