A Monsanto Co., maior empresa de sementes do mundo, abordou a Syngenta AG para uma aquisição, quase um ano após o fracasso de uma tentativa anterior, segundo fontes a par do assunto.
A Monsanto discutiu seu interesse na Syngenta nas últimas semanas, disseram duas das fontes, que pediram anonimato por discutir informação condifencial. A Syngenta, que tem um valor de mercado de cerca de US$ 35 bilhões, tem preocupações em relação a uma combinação, que enfrentaria obstáculos antitruste, disseram as fontes, e as empresas poderiam não conseguir chegar a um acordo, segundo elas.
Combinada com a Syngenta, a Monsanto se tornaria o maior player do mundo nos ramos de sementes e produtos químicos para plantações e um concorrente gigantesco da Bayer AG, da Basf SE e da Dow Chemical Co. A Syngenta, que tem sede na Basileia, é a maior fabricante mundial de produtos químicos para plantações, enquanto a Monsanto, com sede em St. Louis, é a maior fabricante de sementes e domina o mercado global de grãos geneticamente modificados, como milho e soja.
Uma porta-voz da Monsanto preferiu não comentar, e um representante da Syngenta informou que não tinha comentários imediatos a fazer quando contatado por telefone.
Esforço inicial
As empresas mantiveram conversas preliminares no ano passado com assessores a respeito de uma combinação antes que a administração da Syngenta decidisse não apoiar as negociações, disseram fontes a par do assunto na época. Nenhum acordo foi fechado porque surgiram preocupações a respeito da adequação estratégica, de questões antitruste e de realocação da empresa.
Para resolver problemas antitruste, a Monsanto planejou um acordo que incluiria a venda de porções da empresa combinada, disse uma das fontes na quinta-feira. No ano passado, a empresa dos EUA abordou potenciais ofertantes para esses ativos, incluindo a Bayer, disse essa fonte.
Um porta-voz da Bayer disse que a empresa não comenta sobre rumores ou especulações.
Investigações sobre semente
O domínio da Monsanto na indústria de sementes foi objeto de investigações antitruste nos EUA em níveis federal e estadual há alguns anos. A divisão antitruste do Departamento de Justiça dos EUA abandonou a investigação a respeito de possíveis práticas anticompetitivas na indústria de sementes em 2012, e um mês depois pelo menos sete estados, liderados por Iowa, concluíram sua investigação de cinco anos sem adotar nenhuma medida.
A oposição às sementes geneticamente modificadas levou a Basf SE a anunciar, em 2012, a transferência da divisão de ciência do plantio, que desenvolve essas sementes, da Alemanha para os EUA.
Durante as negociações do ano passado, a aquisição da Syngenta era -- em parte -- vista como uma oportunidade para que a Monsanto mudasse seu endereço fiscal para a Suíça, onde os impostos corporativos são mais baixos que nos EUA. Desde então, esses acordos, conhecidos como inversões, foram colocados sob a apuração dos parlamentares dos EUA e não há certeza de que uma nova oferta seria estruturada em torno de uma mudança no endereço oficial da Monsanto.
Título em inglês: 'Monsanto Is Said to Approach Syngenta Again About a Takeover'. | Andrew Noël, Aaron Kirchfeld e Ed Hammond (Bloomberg) -- Leia mais em Bol.Uol 01/05/2015
01 maio 2015
Monsanto abordou Syngenta novamente por aquisição, dizem fontes
sexta-feira, maio 01, 2015
Compra de empresa, Plano de Negócio, QuimicoPetroquimico, Tese Investimento, Venda de Empresa
0 comentários
Postado por
Ruy Moura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário