04 maio 2012

JBS agora adquire frigoríficos de menor porte

Principal cadeia de carnes do mundo, a JBS cumpre a promessa de que este poderia ser um ano de novas compras. Definido o quadro das maiores redes de frigoríficos no país, a empresa começa a adquirir unidades de menor participação no mercado.

 A JBS fechou a compra do grupo Frigoforte, que tem duas unidades em Mato Grosso do Sul, uma no Paraná e outra em Santa Catarina. A central de abate do grupo é em Ponta Porã (MS), com cerca de 350 animais por dia.

 Após ter acertado o arrendamento das unidades do grupo Guaporé, localizadas em Mato Grosso e em Rondônia, e ter mostrado a intenção de adquirir o Independência, a JBS estaria negociando também a Navicarnes.

 O grupo tem unidades em Nova Andradina e em Rochedo (ambas em Mato Grosso do Sul), em Pirapozinho (SP) e em Barra do Bugres (MT).

 A JBS não quis comentar as informações apuradas ontem pela Folha.

 A investida da empresa em unidades de menor porte seria para manter uma participação mais pulverizada no mercado nacional. Para os produtores, no entanto, a participação cada vez maior do grupo preocupa. Pecuaristas e entidades do setor devem se reunir ainda nesta quinzena, em Mato Grosso do Sul, para debater essa concentração. Na avaliação dos pecuaristas, os abates cada vez mais em mãos de grandes grupos derrubam os preços do boi no mercado.

 CENÁRIO

 Há risco de preços menores para a carne bovina neste segundo trimestre do ano, devido à maior oferta, principalmente do Brasil.

 A avaliação é do Rabobank, empresa financeira especializada em crédito para a agropecuária. Segundo o banco, o cenário muda no segundo semestre, quando cai a oferta de animais. A alta pode esbarrar, porém, no fraco crescimento da economia mundial.
Fonte: Folha de São Paulo 04/05/2012

04 maio 2012



0 comentários: