16 maio 2012

Empresa suíça compra 49% da brasileira Neodent

A fabricante suíça de implantes dentários Straumann fechou hoje um acordo para comprar 49% da brasileira Neodent. A operação foi acertada pelo valor de 260 milhões de francos suíços (US$ 275 milhões). O acordo também dá à Straumann a opção de aumentar sua participação na brasileira para até 100% nos próximos seis anos.

 Contatada pelo Valor, a Neodent confirmou o acordo e disse que se pronunciará formalmente a respeito da operação entre hoje e amanhã.

 Em comunicado, a empresa suíça informou que a transação permitirá à Straumann alcançar uma posição de liderança no Brasil. O país é o segundo maior mercado em volume no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, com uma venda de dois milhões de implantes dentários em 2012, segundo estimativas realizadas pela Straumann.

 Ainda de acordo com a fabricante suíça, a Neodent detém cerca de um terço do mercado de implantes no Brasil.  Por Ana Fernandes
Fonte: Valor 16/05/2012

-----------------------
Comentários

A Straumann em seu site presta os seguintes esclarecimentos adicionais:

 Tendo liquidez elevada e nenhuma dívida, Straumann pretende financiar a contrapartida de cerca de 260 milhões de francos suíços em dinheiro das reservas existentes. Esta parcela inicial representa um histórico múltiplo de EBITDA  aproximado de 13.

O acordo, que deverá ser concluído no futuro próximo, também permite a Straumann a opção de aumentar sua participação em duas etapas adicionais, levando à propriedade direta no prazo de seis anos. Geninho Thomé deverá continuar como CEO nos próximos anos, o acordo é, portanto, estruturado de forma a assegurar a continuidade.

 Tendo crescido a uma taxa média de aproximadamente 20% nos últimos três anos, Neodent alcançou vendas de R$ 167 milhões (cerca de CHF 80 milhões) em 2011, que foi gerada quase inteiramente em seu mercado interno. A empresa também é altamente rentável e gerou margem EBITDA de mais de 40%.


Com sede  em Curitiba desde 1998, a Neodent emprega mais de 700 funcionários e opera em mais de 10 filiais no Brasil. Ela também tem duas controladas no exterior (Portugal e México) e trabalha com mais de 10 distribuidores na América do Sul e outras localidades.
Fonte: Straumann 16/05/2012

16 maio 2012



0 comentários: