30 julho 2015

Vale vende participação minoritária na MBR para fundo do Bradesco

A Vale anunciou nesta quinta-feira, 30, mais um passo de seu plano de desinvestimento. Por R$ 4 bilhões a mineradora anunciou a venda de ações preferenciais classe A representativas de 36,4% do capital da Minerações Brasileiras Reunidas (MBR) para um fundo de investimento, cujas cotas são detidas pelo Bradesco BBI.

A Vale já havia anunciado recentemente que venderia ações preferenciais de um ativo em seu processo de desinvestimento. No fim do mês passado o diretor de Relações com Investidores da Vale, Rogério Nogueira, disse que uma negociação nesse sentido relativa a um ativo no Brasil estava avançada. Ele havia aberto, inclusive, que a colocação seria privada.

Após a conclusão da operação, a Vale será proprietária, direta e indiretamente, de 61,9% do capital total e 98,3% do capital ordinário da MBR. "Essa transação reforça o compromisso da Vale em preservar sua solidez financeira, principalmente nesse momento em que conduz o maior programa de investimento de sua história", segundo comunicado.

A MBR é uma subsidiária da qual a Vale é proprietária, direta e indiretamente, de 98,3% do capital total. "A MBR possui ativos para produção, transporte e embarque portuário do minério de ferro, dentre os quais se incluem as minas e/ou unidades industriais de Vargem Grande (Capitão do Mato e Tamanduá), Abóboras, Pico, Mutuca (Capão Xavier), Mar Azul e Jangada. Dentre os ativos detidos pela MBR estão também o Terminal Marítimo de Ilha Guaíba e uma participação de 32,9% na MRS Logística S.A. (MRS)", destacou a Vale no mesmo documento.

A mineradora brasileira explicou ainda que a participação e os direitos do novo acionista serão contabilizados na linha de "participação de acionistas não controladores" no patrimônio líquido, bem como nas demonstrações de resultado e do fluxo de caixa. A Vale também deterá uma opção de compra das ações do fundo.

Valemax
Hoje mais cedo a Vale informou que concluiu a venda de quatro navios VLOCs com capacidade de 400 mil toneladas, para a China Merchants Energy Shipping, um dos maiores operadores de transporte marítimo do mundo. A transação totalizou US$ 448 milhões. A mineradora destacou, em comunicado, que o valor será recebido pela Vale mediante a entrega dos navios para a China Merchants, que está prevista para acontecer em setembro deste ano.

"Essa transação está relacionada com os acordos assinados com a China Merchant em 26 de setembro de 2014 e 19 de maio de 2015, tendo sido esse último assinado durante a visita do Primeiro Ministro da China, Li Kegiang", de acordo com o documento.Por Fernanda Guimarães | Estadão Leia mais em Yahoo 29/07/2015


30 julho 2015



0 comentários: