31 julho 2015

Crise política e econômica do Brasil afeta crescimento do setor de fusões e aquisições na América Latina

Relatório da Intralinks indica que crises econômica e política brasileiras, somadas ao escândalo da Petrobrás, impactam as atividades de fusões e aquisições

O Deal Flow Predictor (DFP), relatório da Intralinks sobre as tendências e previsões para níveis de atividades futuras em fusões e aquisições (M&A) em estágio inicial, prevê um ano recorde para o volume global de M&A anunciados em 2015. Com um primeiro semestre forte em atividades de M&A em estágio inicial, globalmente, o volume de M&A deve aumentar em 8% no segundo semestre deste ano se comparado ao segundo semestre de 2014, e terá um aumento total de 11% para o ano completo de 2015 em relação a 2014.

Embora a previsão global seja animadora, o cenário de M&A na América Latina continua a ser fraco comparado quando ao resto do mundo. A América Latina continua lutando, com um crescimento de apenas 0.5% em atividades de M&A em estágio inicial ao longo dos últimos seis meses. No entanto, este é o primeiro período desde o último trimestre de 2013 que a América Latina mostrou aumento, embora pequeno, nas atividades de M&A em estágio inicial.

“Por ser a principal economia da região, o Brasil afeta substancialmente os resultados da América Latina, que já sofre em sua totalidade com os preços baixos das commodities e alta cotação do dólar. As atuais crises econômica e política brasileiras, somadas ao escândalo da Petrobrás só servem para agravar a descrença e impactar as atividades de fusões e aquisições”,  afirma Claudio Yamashita, Diretor Geral da Intralinks no Brasil.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o crescimento econômico na América Latina e Caribe deva cair para menos de 1% em 2015, com recuperação de crescimento para 2016 estimado em 2%. O FMI ainda explica que a região continua a ser puxada para baixo por conta do baixo preço das commodities, mas com previsão econômica acima da média para Chile, México e Peru e perspectiva econômica significativamente abaixo da média para o Brasil.

Destaques globais da pesquisa:

·         A região Ásia-Pacífico está mostrando o crescimento mais forte nas atividades de M&A em estágio inicial deste ano até agora, com crescimento de 16% com relação ao ano passado. Esse aumento indica que o volume de M&A anunciados na região Ásia-Pacífico deve ultrapassar significativamente o do ano passado.

·         América do Norte, Europa, Oriente Médio e África, têm previsão de ultrapassar confortavelmente o volume de negócios anunciados neste ano em comparação ao ano passado, com um crescimento de 10% nas atividades de M&A em estágio inicial do começo do ano até agora.

·         Globalmente, observa-se níveis mais fortes de crescimento em atividades de M&A em fase inicial nos segmentos de imóveis, bens de consumo e serviços, alta tecnologia, varejo e setores de mídia e entretenimento. Na contramão, vemos diminuição das atividades de M&A em fase inicial nos segmentos de Energia, Industrial e Mineração.

A Intralinks também conduziu uma pesquisa com 500 profissionais de M&A durante o segundo trimestre de 2015 para entender as opiniões predominantes entre dealmakers para o ambiente futuro de negócios. Os destaques da pesquisa são:

•             Apesar de uma leve queda no otimismo em relação à edição anterior, 51% dos negociadores globais ainda se mantém positivos e 57% espera participar de mais negócios nos próximos seis meses.

•             A América Latina mostra sinais de recuperação com 56% dos entrevistados com expectativas de participar de mais negócios nos próximos seis meses. O otimismo melhorou também. Os pessimistas eram 42% no trimestre passado e agora representam 38%.

•             A região da Europa, Médio Oriente e África se mostrou a mais confiante com 59% dos entrevistados otimistas com o cenário futuro e 69% com expectativas de aumentar o volume de negócios.

Para fazer o download do relatório completo, visite o website.  Sobre a Intralinks A Intralinks Holdings, Inc. (NYSE: IL) é uma fornecedora líder global de tecnologia para o gerenciamento de conteúdos entre empresas e de soluções de colaboração. Através de soluções inovadoras de Software-as-a-Service (SaaS), os softwares da Intralinks são desenvolvidos para permitir troca, controle e gestão das informações entre organizações de forma segura e em conformidade, quando trabalhando além de um firewall. Mais de 3,1 milhões de profissionais em 99% das empresas do Fortune 1000 têm confiado na experiência da Intralinks. Com um histórico de ter possibilitado transações de alto valor e colaborações empresariais de mais de 28,1 trilhões de dólares, a Intralinks é uma fornecedora confiável de soluções de colaboração baseadas na nuvem, eficazes para as empresas e fáceis de usar. Para mais informações, visite www.Intralinks.com. Leia mais em segs 31/07/2015

31 julho 2015



0 comentários: