31 julho 2015

Apesar de cenário instável, número de fusões e aquisições no primeiro semestre fica perto de recorde

“Apesar de o Brasil estar diante de um momento econômico menos favorável, as empresas ainda assim têm buscado cumprir suas estratégias de negócios por meio de fusões e aquisições, seja para expansão ou para fortalecimento de suas atividades”, analisa o sócio da KPMG responsável pelo estudo, Luis Motta.

Com 401 operações concretizadas nos primeiros seis meses do ano, o número de fusões e aquisições envolvendo empresas brasileiras registrou o terceiro melhor resultado para o período desde quando a KPMG iniciou seu estudo, em 1994, ficando atrás apenas do ano passado (406 transações) e 2012 (433 negociações).

Recuperação das empresas brasileiras

Outro ponto de destaque do levantamento é o crescimento do número de operações envolvendo apenas empresas brasileiras, que registraram 82 negociações. “Após a queda no primeiro trimestre do ano, as transações domésticas se recuperaram entre abril e junho, apontando uma recuperação das empresas brasileiras. Além disso, é importante destacar que as operações de brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior (CB2) também foram destaque do levantamento”, analisa Motta. De acordo com a pesquisa da KPMG, as operações do tipo CB2 registaram, com 32 fusões e aquisições, seu melhor desempenho desde 2011.

Desempenho dos setores - primeiro semestre

Como de costume, o setor de TI e Empresas de internet continuam liderando o número de fusões e aquisições (75 e 43 operações respectivamente). Destaque também para Educação, que com 17 operações registrou crescimento aproximado de 100% em relação ao ano anterior (nove transações). Por outro lado, alguns setores se registraram quedas consideráveis. O segmento de Óleo e Gás, por exemplo, registrou quatro operações, número 75% mais baixo ao registrado no primeiro semestre do ano passado (15 transações). Leia mais em criativaonline 31/07/2015

31 julho 2015



0 comentários: