24 julho 2015

Fundepar realizar investimento na Zunnit

Instituição formaliza investimento em empresa especializada em ferramentas de segmentação, análise do comportamento de usuários na web e deep learning.

A Zunnit (www.zunnit.com), startup especializada em análise preditiva que realiza coleta de dados e manutenção preventiva com base no comportamento dos consumidores, é a mais nova investida da Fundepar (Fundep Participações S.A. - fundepar.ufmg.br) - empresa de investimento que apoia negócios emergentes e inovadores, aportando recursos para estruturação de empresas de base tecnológica.

Concebida nos laboratórios da Universidade Federal de Minas (UFMG) pelos professores Nivio Ziviani e Alberto Laender, do Departamento de Ciência da Computação da instituição, a Zunnit analisa o comportamento, a segmentação e o perfil de usuários de sites, blogs e portais, a fim de oferecer produtos ou indicar ações personalizadas. "Esse aporte financeiro é muito importante para ampliar o trabalho de engenharia e a capacidade de produção. É uma parceria que nos permitirá maior governança de todos os tipos de captação de recursos, além do incremento da área comercial com as ações de networking", detalha Ziviani.

"Vários motivos nos levaram à decisão pelo investimento na Zunnit, tais como o perfil da equipe - com histórico empreendedor de sucesso - e a área de atuação, que é promissora para novos negócios", explica o diretor da Fundepar, Ramon Dias de Azevedo.
Da Universidade para o mercado - Criada em 2009, a Zunnit ganhou em 2011 um parceiro de peso: a UFMG que se tornou sócia do empreendimento a partir de um modelo inovador de transferência de tecnologia. As atividades expandiram-se e a empresa passou a funcionar no BHTec, Parque Tecnológico de Belo Horizonte, na região da Pampulha, a sede atual.

Recentemente, o foco da startup vem ganhando novas perspectivas com a incorporação de tecnologias de Deep Learning e análise de Big Data. A convergência dessas duas técnicas permite compreender e automatizar processos das empresas, aumentando, assim, os índices de vendas e eficiência. Enquanto o Big Data é a tecnologia para armazenamento de dados em quantidades massivas, o Deep Learning realiza a "leitura" desse conjunto de informações, estabelecendo padrões e classificações. Trata-se de ferramentas aplicáveis a diversos segmentos de negócio e de grande utilidade para a tomada de decisões estratégicas e implementação de ações específicas.
Investidas da Fundepar - Além da parceria com a Zunnit, a Fundepar possui duas investidas, a Myleus Biotecnologia - que é a primeira empresa brasileira a atuar na área de análises genéticas para certificação de produtos de origem animal e vegetal - e o Techmall, cujo foco é promover a aceleração do desenvolvimento de startups de base tecnológica arrojada.

Sobre Departamento de Ciência da Computação
O DCC da UFMG é considerado referência em empreendedorismo na área de computação no Brasil. Entre os casos de sucesso, que contam com a participação do professor Ziviani, estão a Miner Technology Group, criada em 1998 e adquirida no ano seguinte pelo grupo Folha de São Paulo/UOL, e a Akwan Information Technologies, projetada em 2000 e vendida, em 2005, para o Google. Leia mais em maxpressnet 24/07/2015


24 julho 2015



0 comentários: