23 julho 2012

Finnet e Tasaméricas firmam joint venture para rede swift na América Latina

A Finnet, empresa 100% brasileira que viabiliza a transmissão de dados em transações financeiras (EDI – Electronic Data Interchanging) e a Tasaméricas, especializado no desenvolvimento de softwares para o sistema financeiro, acabam de se unir e fundar a TasFinnet – bureau de serviços swift (Society for Wordwide Interbank Financial Telecomunication) para a transmissão de mensagens financeiras.

 “Por meio da TasFinnet vamos, justamente, permitir que as corporações brasileiras, assim como as demais latino-americanas, possam se comunicar com suas matrizes e filiais fora do País, além dos bancos, de forma muito mais rápida, segura e automatizada. Por estarmos em um modelo de bureau, o acesso será mais barato e a implementação em curtíssimo prazo”, explica em comunicado Marcos Bonfá, diretor da Finnet.

 Segundo os gestores da TasFinnet, a joint venture acontece no exato momento em que os mercados locais começam a demandar a tecnologia e a previsão é que até o final de 2012 mais de 70 empresas e instituições financeiras já sejam clientes.

 A TasFinnet oferece os quatro serviços da swift que, reunidos, cobrem quase a totalidade das necessidades das empresas e instituições financeiras quanto ao fluxo de informações em transações financeiras. São eles:

 FIN – transmissão de mensageria em transferências entre clientes de instituições financeiras, transferências interbancárias, negociações de moedas, cobranças, securities, créditos documentários, negociações de metais e reportes/avisos de débito e crédito;
 FileAct – transferência de arquivos ou grandes massas de dados via rede SWIFT com toda a segurança e integridade existente para o serviço FIN;
 InterAct – possibilita que duas aplicações sistêmicas conversem em tempo real, via SWIFT, capacitando as instituições a trocarem instantaneamente informações que alimentarão bases de dados críticas, auxiliando na realização de negócios que requerem dados atualizados no momento da negociação;
 Browser – serviço que permite à instituição fornecer informações a seus clientes ou correspondentes de forma estática baseada em posições do dia.

 “Também atuaremos com sistemas de reconciliação de pagamento, produtos da SmartStream, através dos quais as instituições financeiras e empresas podem reduzir riscos e custo operacional automatizando a reconciliação das mensagens de pagamento e de operações no mercado de capitais. Traremos, ainda, o SafeWatch, produto da empresa Eastnets, que permite a conferência contra as listas OFAC e outras, em tempo real, dos nomes dos ordenantes e beneficiários de pagamentos,e das instituições financeiras envolvidas bastante útil no controle contra lavagem de dinheiro”, comenta Afonso Christiano Netto, diretor-presidente da Tasaméricas.

 A TasFinnet passa a operar simultaneamente em seis países: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai.
Fonte:crn.itweb 23/07/2012

23 julho 2012



0 comentários: