13 julho 2012

Finep passa a atuar como instituição financeira

Discretamente o projeto de transformar a Financiadora de Estudos e Projetos, Finep, em uma instituição financeira – ou de ser reconhecida como tal, ganha corpo no governo. A partir do próximo mês, um passo concreto nessa direção começa a se dar na prática, com a criação, dentro da instituição, de uma gestora de fundos.

 “Teremos a possibilidade de participar diretamente de projetos. O que não temos hoje é a possibilidade de montar os fundos de investimento, mas apenas participar daqueles já existentes. A partir de agosto teremos essa gestora de recursos, como prevê a reestruturação da Finep como instituição financeira”, afirma seu presidente, Glauco Arbix.

 Ele explica que, dessa forma, a Finep poderá adquirir participação em empresas inovadoras – participação essa que também poderá ser negociada no mercado, por exemplo, permitindo uma nova forma de capitalização da instituição de fomento.

 A essência é exatamente permitir à Finep novas formas de captação de recursos. Atualmente, com exceção dos valores declinantes oriundos do FNDCT, todos os recursos precisam vir, ainda que indiretamente, via bancos públicos, do Tesouro Nacional. E sofrem o impacto de contarem de forma negativa no cálculo do superávit primário.

 O projeto de dar à Finep a flexibilidade de uma instituição financeira ganhou fôlego com a defesa da ideia pelo então ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante – mas esfriou depois de ser rechaçada publicamente pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Por óbvio, a criação da gestora de fundos sinaliza que as dificuldades foram superadas. Por Luís Osvaldo Grossmann
 Fonte:Convergência Digital 12/07/2012

13 julho 2012



0 comentários: