24 julho 2012

Brasil atrai consultoria de TI

Aprimorar os processos, automatizar rotinas, estabelecer planos estratégicos, aumentar a competitividade, crescer em receita. Esses são alguns passos das empresas em termos de ganhos no market share. Para isso, a Tecnologia da Informação está presente do cotidiano das organizações como aliada. Porém, nem sempre a empresa está preparada para ter uma visão completa do seu ambiente de TI, o que exige a expertise de uma consultoria especializada em implementações de soluções tecnológicas.

 Na visão de Claudio Elsas, sócio da Lodestone no Brasil, o objetivo de uma consultoria de TI é elaborar junto ao cliente um plano diretor de informática em prol da visão ampla do ambiente tecnológico. Além de buscar o aperfeiçoando dos processos e retorno de investimento provendo a capacidade de comparação com cenários alternativos. Atenta a essa estratégia, a consultoria Suíça Lodestone desembarca no País com intenção de ampliar sua atuação em toda a região da América Latina.

 “O Brasil, além de estar no foco do mundo com grande potencial de crescimento e mercado rumo à internacionalização, é a porta de entrada para ampliarmos nossa atuação. A meta é abrir filiais na Argentina, Colômbia e Chile”, declara Elsas e acrescenta, ainda, que a Lodestone conta com 68 funcionários no Brasil com expectativa de chegar a 200 colaboradores até 2013.

 O foco estratégico da consultoria, com faturamento de 200 milhões de franco suíço e presença em 17 países, está pautado nas indústrias de processo (Life Sciences, Bens de Consumo e Quimica), manufatura (Automotivo e Equipamentos industriais), Serviços Financeiros (Seguros e Bancos) e Commodities (Óleo e Gas, Energias Renováveis, Agricultura e Utilities).

De olho na inovação 
De acordo com o sócio da Lodestone, a ideia é trazer ao mercado nacional as verticais trabalhadas fora do Brasil, principalmente a indústria farmacêutica e automotiva. “Mas, por enquanto, não estamos atuando por verticais. Esse trabalho será iniciado a partir de 2013”, conta.

A estratégia da companhia no Brasil está focada na aquisição de empresas. Ela acabou de comprar a marca brasileira Xtet Systems e a ferramenta desenvolvida pela empresa, o Code Control.

Com a aquisição, os criadores da solução, dois jovens empreendedores, Marcus Vinícius Teixeira (26) e Leonardo Bazani (23) passam a fazer parte do time da Lodestone no Brasil. Trata-se de um sistema de análise de riscos para ambientes customizados SAP, que permite verificar a segurança dos programas específicos desenvolvidos em ABAP (Advanced Business Application Programming).

 Marcus Vinícius Teixeira explica que com sua experiência como programador, chegou a presenciar negligencias de terceiros durante o desenvolvimento de aplicações no ambiente SAP. “Todas as informações que estão no ERP são de extrema importância para a empresa. Se aplicações criadas por parceiros não são monitoradas o vazamento de dados pode acontecer até por meio do próprio desenvolvedor. Por isso criamos essa ferramenta, para uma análise detalhada e gestão de risco”, explica o criador da solução.

 “O software Code Control atua apenas nas customizações em linguagem ABAP, ou seja, na parte de integração do software, que é feita manualmente por uma consultoria terceira, e não na parte desenvolvida pela SAP em si, que já tem alto padrão de segurança”, completa Elsas.

 O executivo informa, ainda, que a solução é essencial para área de Governança, Risco e Compliance (GRC), considerando que, em um único sistema de gestão SAP, pode existir mais de 15 mil programas específicos distribuídos, ou seja, mais de 1 milhão de linhas de códigos customizadas. Segundo o sócio, a Lodestone Brasil espera faturar aproximadamente R$ 20 milhões esse ano. A meta para 2013 é de um faturamento de R$ 50 milhões. Por Léia Machado
 Fonte: Decisionreport 23/07/2012

24 julho 2012



0 comentários: