14 julho 2012

Setor de Produtos Químicos e Farmacêuticos

Presença estrangeira em fusões e aquisições
Ranking da KPMG inclui 43 segmentos que juntos totalizaram 433 operações este ano

 No primeiro semestre deste ano foram registradas 17 fusões e aquisições de empresas do setor de produtos químicos e farmacêuticos. Trata-se do melhor resultado para o período segundo a Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG, realizada desde 1994. O dado anterior mais expressivo havia sido em 2011 e em 2005, com 10 operações nos primeiros seis meses de cada um daqueles anos.

 Merece destaque a presença estrangeira na pesquisa, na medida que do total das operações realizadas 10 foram com empresas de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil, grupo denominado pela KPMC como do tipo CB1.

 O total de 2012 aproxima-se dos melhores resultados anuais para este segmento, que foram anotados em 2011, com 21 transações, e em 2010, com 18. O ranking feito pela KPMG inclui 43 segmentos de negócios, que juntos totalizaram 433 operações este ano, 54 a mais que o resultado de igual período em 2011.

 Presença estrangeira 
 Vale destacar a forte presença estrangeira nas operações, com 10 das 17 operações tendo sido do tipo CB1 (empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil). Apenas uma operação foi estritamente doméstica, envolvendo companhias brasileiras.

 Outros três negócios foram do tipo CB4 (empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil); dois CB3 (empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil); e um CB2 (empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior).

"A presença de empresas estrangeiras fazendo negócios no setor químico e farmacêutico já é tradicionalmente forte, mas ganhou destaque neste primeiro semestre de 2012. Para termos uma idéia, no mesmo período do ano passado, das 10 transações, três foram domésticas, e apenas duas CB1. Sem dúvidas, houve grande movimentação no segmento, refletindo o apetite mais pronunciado dos investidores estrangeiros", explica Luis Motta, sócio-líder da área de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil e responsável pela pesquisa.

 Dados trimestrais 
 Na comparação trimestral, os meses de abril, maio e junho somados foram mais fortes do que os três primeiros meses deste ano, com 11 transações, contra seis. Já na comparação com o segundo trimestre de 2011, os números mais que dobraram, pois naquele período foram registradas apenas cinco operações em químicos e farmacêuticos. A atual edição da Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil considera as operações de fusões e aquisições anunciadas e concluídas entre 1° de janeiro e 30 de junho de 2012. O levantamento é realizado sistematicamente desde 1994.
Fonte: monitormercantil 13/07/2012

14 julho 2012



0 comentários: