27 janeiro 2012

Mitsubishi compra 20% da Ceagro mediante subscrição de ações

Transação permitirá à Ceagro acesso a novos mercados importadores de grãos, principalmente na Ásia

A Mitsubishi Corporation adquiriu 20% do capital social da empresa de agribusiness Los Grobo Ceagro, mediante subscrição de ações ordinárias emitidas em razão de aumento de capital aprovado em Assembléia Geral Extraordinária realizada em 24 de janeiro de 2012, informou a empresa nesta sexta-feira.

A Los Grobo Ceagro é a plataforma brasileira do grupo argentino Los Grobo, uma das maiores produtoras agrícolas da América Latina, com presença no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O valor do negócio não foi divulgado.

"Com essa transação, a Ceagro espera aumentar sua capacidade de construir uma competitiva rede de venda de insumos e originação de grãos no campo e intensificar sua posição como provedora de soluções integradas aos produtores rurais", de acordo com nota da companhia.

Além disso, "espera-se que o departamento de produção própria intensifique seu crescimento a partir dos atuais 60 mil hectares no Brasil, potencializando a capacidade desta unidade de negócios, que movimenta aproximadamente 1 milhão de toneladas de grãos ao ano, e utiliza uma rede de armazéns com capacidade estática de aproximadamente 600 mil toneladas".

De acordo com a empresa, a transação também permitirá à Ceagro acesso a novos mercados importadores, principalmente na Ásia - a região mais dinâmica mundialmente para o comércio de grãos - e uma sólida posição financeira e comercial para investir e aproveitar diferentes oportunidades de negócios no Brasil.

Em 2011, a Mitsubishi Corporation movimentou mais de 10 milhões de toneladas de grãos no Brasil, Estados Unidos, Argentina e Austrália, destinadas principalmente à exportação para suas bases operacionais na Ásia, como Japão e China.

A MC possui importante presença ao longo da cadeia de valor do grão, desde a originação, movimentação e transporte, processamento, distribuição e comercialização de produtos finais.

"Esta transação deverá gerar sinergias operacionais ao unir os pontos fortes e expertise de cada uma das companhias e acionistas", ressaltou a nota da Los Grobo Ceagro.

Em meio à operação, a Los Grobo Ceagro anunciou ainda que Antonio Frias Oliva Neto, atual diretor financeiro do Grupo Los Grobo e ex-membro do Conselho de Administração da Ceagro, passa a acumular a função de vice-presidente executivo da Ceagro.

Paulo Alberto Fachin, com participação de 29,3% na Los Grobo Ceagro, segue como do diretor-presidente da empresa. O Los Grobo Agro detém os restantes 50,7% de participação na empresa.Reuters
Fonte:iG27/01/2012

27 janeiro 2012



0 comentários: