31 janeiro 2012

Mais da metade dos shopping centers preveem ampliações em 2 anos

O mercado de shopping centers passa por um período de crescimento. Segundo informou hoje a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), do total de 430 empreendimentos no País, 55% preveem ampliações nos próximos dois anos, sendo que 25% do total já iniciaram as obras de expansão.

A entidade também informou que estão previstas 43 inaugurações de shopping centers neste ano e outras 31 em 2013. Com isso, o País deve chegar a 504 empreendimentos até o fim do ano que vem. 'Houve um certo represamento dos investimentos em 2009, ano de crise internacional, com o adiamento de expansões e inaugurações', explicou Luiz Fernando Viega, presidente da Abrasce.

Das 43 inaugurações previstas para 2012, 29 ocorrerão fora das capitais. Atualmente, as cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes já respondem por quase metade do total de novos empreendimentos. 'Após a consolidação nas capitais, o movimento natural é a expansão para o interior', disse Viega.

O presidente da entidade também disse hoje que o mercado brasileiro ainda tem espaço para maior participação de capital estrangeiro e a realização de consolidações. 'O maior grupo de shopping centers do mundo, o Simon, ainda não está no Brasil, mas tenho certeza de que ele já está namorando o nosso mercado', observou.

Viega também lembrou que o investimento estrangeiro, junto com os processos de abertura de capital (IPOs, na sigla em inglês), foi o grande responsável pelo crescimento da indústria de shopping centers nos últimos anos. 'As empresas conseguiram se capitalizar numa época em que era difícil conseguir financiamento, por isso estão mostrando vigor no crescimento', disse. Por Circe Bonatelli
Fonte:estadao31/1/2012

31 janeiro 2012



0 comentários: