26 janeiro 2012

De olho na American, TPG busca a British

Alguns interessados em comprar a American Airlines estão buscando o apoio - e talvez um investimento - da British Airways para uma possível oferta, disseram pessoas a par da questão.

A TPG Capital, firma de investimentos em participações ("private equity"), que estuda investir na matriz da America Airlines, a AMR Corp, entrou em contato com o International Consolidated Airlines Group, controlador da British Airways e da espanhola Iberia, disseram pessoas a par do assunto.

A TPG espera determinar se a British estaria interessada em dar sua bênção à oferta da TPG ou participar de um investimento conjunto, disseram as pessoas.

O apoio da British Airways é importante para uma aquisição da AMR porque a companhia britânica se beneficiaria do sucesso da American Airlines. As duas são as principais integrantes da aliança mundial Oneworld, que permite aos membros intercambiar voos e clientes, e em alguns casos oferecer viagens ao redor do mundo. As companhias e a Iberia também têm uma joint venture transatlântica em que compartilham a receita e determinam juntas o preço e o cronograma dos voos. Esse tipo de acordo permite a união de aéreas sem que se esbarre nos vários obstáculos existentes para as fusões transnacionais.

A US Airways também tem interesse em uma fusão com a AMR, que pediu concordata no fim de novembro. A US Airways não negociou diretamente com a British Airways, mas está preparando um argumento explicando como uma fusão dela com a AMR ajudaria a British Airways, aumentando a presença da American Airlines nas cidades do leste dos Estados Unidos, onde ela está perdendo mercado para concorrentes que acabaram de fundir-se, disseram outras pessoas.

A British Airways não está buscando conversas com os interessados na AMR, disseram as pessoas a par da situação. "A American é muito importante e um forte parceiro [?] e sempre faremos o que pudermos para apoiá-la enquanto ela passa pelo processo de concordata", declarou a British Airways.

Os executivos da AMR já disseram que a empresa emergirá da concordata sadia e independente. O processo pode demorar pelo menos um ano. Qualquer oferta pela AMR ainda deve demorar meses e pode depender de a companhia conseguir usar a recuperação judicial para reduzir custos trabalhistas, eliminar aeronaves indesejadas e reduzir o preço dos contratos com fornecedores.

A Oneworld é a menor das três alianças aéreas mundiais e precisa da American para ter presença importante nos EUA. Entre os outros integrantes da aliança estão a Japan Airlines, a LAN (que está se fundindo com a TAM), a Cathay Pacific e a Qantas.

As três alianças têm problemas com a rotatividade dos integrantes e o número menor de aéreas de boa qualidade para atrair. A Oneworld perdeu um membro em 2011, quando a Cia. Mexicana de Aviación fechou as portas. Quando LAN e TAM concluírem a fusão, neste ano, a Latam terá de escolher entre a Oneworld e a Star Alliance, da qual a empresa paulista é membro. A Delta Air Lines estuda uma possível oferta pela AMR, mas não tenta angariar apoio da British, disseram algumas pessoas. A Delta pode tentar atrair a American para a aliança SkyTeam.
Fonte:Valoronline26/01/2012

26 janeiro 2012



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