10 outubro 2011

Fusões e Aquisições na área de TI no Brasil - principais transações em setembro/2011

Principais transações de Fusões e Aquisições na área de TI divulgadas com destaque pela imprensa no mês de setembro/2011.

01 - Fundo compra empresa brasileira de tecnologia
Alothon adquire 100% do grupo paulista MTel, que atua em tecnologia da informação e da comunicação, com meta de triplicar o faturamento até 2015 A empresa de private equity Alothon Group, que investe em empresas de médio porte na América Latina, comprou o Grupo MTel, sediado em São Paulo e que atua no ramo de tecnologia. A aquisição, de 100% do capital da companhia paulista e o valor do negócio não foi divulgado. Com o negócio, os executivos do fundo e da MTel esperam triplicar o faturamento atual da empresa até 2015. Em 2010, o Grupo MTel teve uma receita de aproximadamente R$ 100 milhões, um crescimento de 15% em relação a 2009, segundo a Alothon. Executivo da MTel acredita que as realizações no Brasil da Copa do Mundo em 2014 e da Olimpíada de 2016 abrirão oportunidades ao mercado de datacenters, em que a empresa atua. Segundo ele, as expectativas são de maior demanda por modernização dos ambientes de redes no setor público e no mercado corporativo. Fonte:iG01/09/2011


02 - Telium compra Datadrome
A Telium Networks comprou o data center gaúcho Datadrome. Sediada em São Paulo, a Telium incorpora uma carteira de clientes de datacenter com 260 nomes, a maior parte deles (cerca de 75%) no Rio Grande do Sul. Os serviços de IDC corporativo representam 70% da clientela da Datadrome, que deve fechar 2011 com um faturamento na casa dos R$ 2,5 milhões. O restante é divido entre hosting compartilhado e serviços de e-mail marketing. A Telium espera fechar o ano com um faturamento – excluindo a compra da Datadrome - de R$ 22 milhões uma alta de cerca de 5% frente ao obtido em 2010. A carteira de clientes, que inclui também serviços de telecomunicações, chega a 5,5 mil nomes. A expansão da receita deve passar por novas aquisições. Já fizeram cinco compras desde a fundação em 2004 e espera fazer outras três em 2012.Fonte:baguetediario02/09/2011

03 - Abril Educação compra participação em site de idiomas Livemocha
O site é a maior comunidade online de ensino de inglês no mundo, com até 2,2 milhões de usuários brasileiros A Abril Educação comprou participação no site de ensino de idiomas Livemocha, maior comunidade online de ensino de inglês no mundo, de olho em uma base de 2,2 milhões de usuários brasileiros do site. A Abril Educação, que levantou 371 milhões de reais em uma oferta pública inicial de ações em julho, comprou 5,9 por cento da Livemocha. Os 2,2 milhões de usuários brasileiros da Livemocha representam cerca de 25 por cento da base total de clientes do site, afirmou o presidente-executivo do site, Michael Schtzler. "Esta é uma oportunidade para ganharmos acesso" ao mercado brasileiro, disse o executivo. Fonte:exame05/09/2011
http://fusoesaquisicoes.blogspot.com/2011/09/abril-educacao-compra-participacao-em.html

04 - Samba Tech adquire Videolog
A Samba Tech, empresa brasileira que fornece tecnologia para distribuição de vídeos na internet, fechou acordo para adquirir a Videolog. A Videolog é uma empresa brasileira focada no compartilhamento de vídeos na web. O site conta com 600 mil produtores cadastrados e tem uma média de 5 milhões de acessos por mês. Pelo acordo firmado entre as empresas, a Samba Tech vai pagar uma quantia em dinheiro e o restante em ações da companhia. Com a aquisição, a Samba Tech pretende oferecer para empresas canais privados para compartilhamento de vídeos na internet e serviços de publicidade on-line. Esses serviços já são oferecidos pela Videolog para produtoras independentes. Atualmente, a Samba Tech tem 65 clientes, incluindo oito companhias de mídia como Abril, Meio & Mensagem e R7. No ano passado, a empresa registrou receita de R$ 10 milhões e a meta para este ano é chegar a um faturamento de R$ 15 milhões, excluindo a compra da Videolog. Em 2012, afirma Caetano, a companhia pretende elevar a receita para R$ 120 milhões, com o incremento dos negócios de publicidade on-line.
Fonte:valoreconomico05/09/2011

05 - Agfa Healthcare compra fornecedora brasileira de TI na área de saúde
A Agfa Healthcare, unidade de soluções para a saúde do grupo belga, concluiu a compra da totalidade do capital da brasileira WPD, fornecedora de software e serviços de TI na área de saúde. Os termos financeiros da transação não foram revelados. A aquisição teve como estratégia a absorção do conhecimento da empresa sobre o mercado local, no qual ela atua há 20 anos. O Brasil e China são os países onde a Agfa Heathcare tem registrado o maior crescimento, hoje na casa dos dois dígitos. Agfa Heathcare estima que possui 40% de participação do mercado brasileiro de computação, sistemas e impressão na área de saúde. Hoje, 50% dos maiores hospitais do país - com mais de 200 leitos - adotam as soluções de TI da empresa. O foco da atuação no Brasil será na implantação do ORBIs, sigla em inglês para sistemas de integração de dados administrativos e clínicos. Fonte:tiinside09/09/2011 http://fusoesaquisicoes.blogspot.com/2011/09/agfa-healthcare-compra-fornecedora.html

06 - Ceragon compra Nera e mira mobilidade no Brasil
A Ceragon Networks, especializada em tecnologias de rádio microondas, acaba de comprar a Nera Network AS, em um investimento estimado em R$ 48,5 milhões.Com a aquisição, a companhia projeta ampliar seu market share junto a fornecedores de soluções de banda larga fixas e móveis no Brasil e na América Latina.Com a compra, amplia-se o parque instalado da Ceragon também no Brasil, com mais de 30 mil equipamentos agregados à carteira, o que se estende a todas as principais operadoras fixas e móveis, provedores de serviços e usuários corporativos de grande porte de áreas como indústria e governo, entre outras.Fonte:baguetediario09/09/2011
http://fusoesaquisicoes.blogspot.com/2011/09/ceragon-compra-nera-e-mira-mobilidade.html

07 - ExactTarget adquire a Frontier Digital Business e anuncia sua divisão na América Latina
A ExactTarget, provedora de soluções de e-mail marketing e marketing interativo, anuncia, nesta terça-feira (13), sua divisão na América Latina através da aquisição da brasileira Frontier Digital Business.A nova operação, baseada em São Paulo, disponibilizará a plataforma multi-canal da ExactTarget na América Latina e suportará, diretamente, os seus clientes multinacionais e as mais de 80 empresas previamente atendidas pela Frontier, dentre elas Grupo Abril, Ogilvy One, Wal-Mart, TV Record e Ultrafarma. PortalIMPRENSA:13/09/2011
http://fusoesaquisicoes.blogspot.com/2011/09/exacttarget-adquire-frontier-digital.html

08 - Grupo francês de TI compra participação na Interadapt
A Osiatis, grupo francês de serviços de tecnologia da informação (TI), anunciou um acordo para a aquisição de participação acionária na brasileira Interadapt, companhia especializada em consultoria e serviços de tecnologia. Pelos termos do acordo, os investimentos serão realizados com aportes de R$ 8 milhões e R$ 9,7 milhões, respectivamente. Em função dos resultados previstos para a Interadapt em 2011, esses investimentos devem corresponder a uma participação entre 27,5% e 35% do capital da companhia brasileira. Em 2010, a Interadapt registrou um faturamento de R$ 17 milhões. 21/09/2011

09 - L3 anuncia aquisição da GestarSRM
A L3 CRM anuncia a aquisição da Gestar SRM, empresa fornecedora de CRM para instituições de ensino. O valor da operação não foi revelado. A empresa tem apresentado crescimento de mais de 90% por ano em faturamento desde 2007. Além do crescimento operacional de 250%, hoje a empresa tem 42 colaboradores. A meta para 2014 é encerrar o ano com 120 funcionários. 21/09/2011

10 - Aquisição de carteira de clientes consolida empresa de rastreamento de veículos

Aquisição de carteira de clientes consolida empresa de São José dos Campos como a maior do segmento de rastreamento de veículos no eixo Rio – São Paulo. A Panorama Segurança e Logística anunciou esta semana a aquisição da carteira de clientes da empresa Alerta Alarmes na área de rastreamento de veículos. A Panorama incorpora cerca de 200 novos caminhões ao seu sistema de monitoramento de frotas e ultrapassa a marca de três mil veículos rastreados e consolida-se como a maior empresa de rastreamento estabelecida no eixo Rio – São Paulo.22/09/2011
http://fusoesaquisicoes.blogspot.com/2011/09/aquisicao-de-carteira-de-clientes.html

11 - Interpublic adquire o controle da S2 Publicom
O Interpublic — um dos principais grupos mundiais de comunicação e marketing adquire o controle da S2 Publicom, agência de comunicação que surgiu em 2010, a partir da fusão das brasileiras S2 e Publicom. A aquisição marca o primeiro investimento direto do Interpublic no mercado latino-americano de relações públicas. Foi um noivado longo, mas para que um casamento aconteça, existem considerações a serem feitas pelos dois lados. O cupido da história foi o McDonald’s. A rede de fast food é atendida pela S2 Publicom na América Latina e globalmente pela Golin Harris. Com três escritórios e uma rede de 21 afiliadas no Brasil, a carteira da S2 Publicom conta com cerca de 70 clientes. Desse total, 15% são contas globais, como a Hewlett-Packard (HP), atendidas por meio da parceria já existente com o Interpublic. Outros 40% são clientes globais atendidos apenas pela S2 Publicom e os 45% restantes são clientes locais. Fonte:valoreconomico26/09/2011
http://fusoesaquisicoes.blogspot.com/2011/09/interpublic-adquire-o-controle-da-s2.html

12 - Grupo A Educação adquire GSI Online
O Grupo A fatura R$ 100 milhões por ano e é dono das editoras Artmed, McGraw-Hill, Penso, Bookman e Tekne, que atuam no segmento de livros técnicos científicos. A ideia com a aquisição da GSI Online, empresa de e-learning, é agregar o expertise da empresa em desenvolvimento de conteúdo instrucional para o meio digital, no formato de jogos educacionais e cursos online. Fonte:Valor28/09/2011
http://fusoesaquisicoes.blogspot.com/2011/09/grupo-educacao-adquire-gsi-online.html

13 - Dinamize anuncia aquisição da empresa Livebuzz
Apostando em tecnologia diferenciada e visando ser a maior e mais influente empresa de comunicação digital do mercado, a Dinamize adquiriu os 50% do Easy Buzz que ainda pertenciam à catarinense A2C e incorporou o Livebuzz. Através deste investimento, há como prospecção para 2012 que 10% do faturamento da empresa seja referente à comercialização do Livebuzz. A previsão de fechamento total no faturamento da companhia em 2011 é de 11 milhões, já para o ano seguinte a estimativa chega a 16 milhões de reais. Fonte:dinamize28/09/2011
http://fusoesaquisicoes.blogspot.com/2011/09/dinamize-anuncia-aquisicao-da-empresa.html

A ordem da relação das transações de Fusões e Aquisições na área de TI segue a data em que foram divulgadas pela imprensa e postadas no blog fusoesaquisicoes.blogspot.com. A íntegra dos textos das operações estão disponíveis no blog.

10 outubro 2011



0 comentários: