24 outubro 2011

Prepare a TI para enfrentar a explosão dos dados

Analistas do Gartner dizem que os CIOs precisam deixar de lado velhos conceitos e eliminar sistemas legados em favor da mobilidade e da cloud computing.

Se quiser ter êxito no futuro, o profissional de TI vai precisar mudar sua maneira de pensar e a forma como utiliza tecnologias maduras. Essa foi a mensagem principal na sessão de abertura do Gartner Symposium IT/Expo, realizado na semana passada em Orlando (EUA), cuja versão brasileira será de 25 a 27 de outubro, em São Paulo.

"As tecnologias maduras são um sinal de obsolescência", afirmou o vice-presidente sênior e chefe global de pesquisa do Gartner, Peter Sondergaard. "Você deve se atrever a empregar a destruição criativa para eliminar legados, e, seletivamente, se desfazer de sistemas de baixo impacto."

As principais razões que levem à necessidade deste movimento é a explosão de dados, colaboração, informação e mobilidade, que são impulsionados pela nuvem ", disse ele. "Os líderes de TI devem adotar o mundo de negócios pós-modernos, que é impulsionado pelo relacionamento com os clientes, que afeta todas as áreas da empresa."

Veja a seguir alguns fatores que levam à necessidade destas mudanças dramáticas:

- Em 2014, os CIOs terão perdido o controle efetivo sobre 25% dos gastos que sua organização direciona para a TI.

- Até 2015, os projetos de desenvolvimento de aplicativos móveis voltados para smartphones e tablets superarão os projetos para PCs numa proporção de 4 para 1.

- Até 2016 a base instalada de dispositivos móveis vai superar a de desktops.

"A maioria das organizações de TI mantém 70% ou mais do seu tempo, dinheiro e mindshare apoiados no que é seguro, e procuram manter isso", disse a vice-presidente e analista do Gartner, Tina Nunno. "Jamais correr riscos significa que elas são previsíveis e que são um alvo fácil para seus concorrentes."

Os analistas do Gartner passaram a dizer aos líderes de TI que eles devem deixar de lado o perfeccionismo e abraçar o risco calculado.

Os CIOs tendem a ser perfeccionistas e são altamente detalhistas. É o que faz muitos deles serem bons no que fazem. No entanto, às vezes, esta postura pode levar a problemas num ambiente de risco e incerteza. Por Michael Cooney / Network World (EUA)
Fonte:computerworld24/10/2011

24 outubro 2011



0 comentários: