27 outubro 2011

Executiva de serviços vai presidir a IBM

Virginia Rometty, 54, liderou por uma década venda de pacotes de tecnologia a empresas e fusões em emergentes

Grandes multinacionais presididas por mulheres ainda são poucas, como Xerox, Pepsi, DuPont e HP

Virginia Rometty, vice-presidente sênior da IBM, será a nova presidente-executiva da companhia, anunciou o conselho do grupo na terça. Ela sucederá Samuel Palmisano, 60, que continuará na presidência do conselho, a partir do começo do ano que vem.
Rometty, 54, é bastante conhecida no setor de tecnologia, mas não muito fora dele.

Comandou divisões estrategicamente importantes da IBM quando esta transferiu seu foco a produtos e serviços com maior margem de lucro, como software que ajuda a minerar os imensos reservatórios de dados das empresas e da internet em busca de oportunidades de vendas e de corte de custos.

A escolha de Rometty para o comando da IBM fará dela uma das mais proeminentes executivas no mundo empresarial norte-americano, em companhia de um pequeno número de outras mulheres presidentes que inclui Ursula Burns na Xerox, Indra Nooyi na PepsiCo, Ellen Kullman na DuPont, e Meg Whitman, na Hewlett-Packard. Mas Palmisano afirmou que o fato de Rometty ser mulher não influenciou a seleção.
"Ginni foi escolhida porque merece", disse Palmisano, utilizando o apelido pelo qual ela é conhecida entre os colegas. "Não por conta de alguma norma social progressista da empresa."

Rometty comandou o crescimento e desenvolvimento da imensa área de serviços da IBM por mais de uma década. A estratégia de concentração nos serviços, dizem analistas, foi adotada em parte como tática de marketing. Mas também representa uma abordagem diferenciada quanto ao negócio da tecnologia, com menos ênfase na venda de produtos de hardware e software.

A IBM prefere criar pacotes de tecnologia que ajudem empresas a enxugar suas operações, encontrar clientes e desenvolver novos produtos.
"A IBM está vendendo soluções, não apenas produtos", disse Frank Gens, principal analista do grupo de pesquisa de mercado IDC. "Rometty vem comandando esse esforço."

Ela se formou na Universidade Northwestern, em ciência da computação, e começou a trabalhar para a IBM em 1981 como engenheira de sistemas. Não demorou a galgar a pirâmide executiva, trabalhando com clientes de setores como finanças, seguros, telecomunicações, indústria e saúde.
Em 2009, ela se tornou vice-presidente sênior encarregada de vendas, marketing e estratégia.

EMERGENTES
Parte de seu trabalho era comandar os esforços da IBM para ampliar seus negócios nos mercados internacionais em crescimento, tais como China, Índia, Brasil e dezenas de mercados emergentes, entre os quais nações africanas.
Mercados como esses agora respondem por 23% da receita da IBM, ante 20% quando ela assumiu.
Em 2015, a fatia deles no faturamento deve subir a 30%, de acordo com as projeções da companhia. Por STEVE LOHR DO "NEW YORK TIMES"
Fonte:folhadesp27/10/2011

27 outubro 2011



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