31 outubro 2011

Mercado brasileiro poderia ter IPOs hoje, diz Esteves

Apesar das turbulências nos mercados provocadas pela crise da dívida na Europa, é possível realizar hoje uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na bolsa brasileira. A afirmação é do presidente do BTG Pactual, André Esteves.

“Mesmo em um ambiente um pouco mais avesso a risco, é possível vir a mercado”, disse o executivo, durante o seminário “Mercado de capitais e o crescimento das empresas de middle market”, promovido pelo Valor.

Como a maior parte das empresas brasileiras possui uma boa situação financeira, nenhuma delas deseja abrir o capital em um momento de maior volatilidade, quando a avaliação das companhias não é a mais adequada, segundo Esteves. “Se a empresa não precisa de capital e nos pergunta qual o melhor momento, respondemos que é melhor vir a mercado mais para frente”, afirmou.

Esteves creditou a queda da bolsa brasileira ao sucesso da economia brasileira. “Com as perdas enfrentadas em outros mercados, muitos investidores acabam reduzindo posições aqui, onde em geral tiveram resultados positivos.”

O presidente do BTG Pactual destacou ainda que, se por um lado a bolsa sentiu os efeitos da crise, o mercado de renda fixa praticamente não sofreu nenhum impacto. “As empresas emitem debêntures hoje com quase os mesmos preços do início do ano”, comparou. Por Vinícius Pinheiro
Fonte:Valor31/10/2011

31 outubro 2011



0 comentários: