04 maio 2012

Grupos de internet e de serviços são principais alvos

O mercado de tecnologia da informação (TI) apresentou um crescimento de 15% no número de fusões e aquisições no país no primeiro trimestre e a expectativa é de manter um ritmo aquecido ao longo de 2012, de acordo com Alexandre Pierantoni, sócio da PricewaterhouseCoopers (PwC). "O mercado brasileiro de TI continuará aquecido e atraente", afirma.

 O tipo de transação, no entanto, será diferente da média global. Companhias internacionais, diz ele, vão procurar comprar empresas nacionais para incrementar suas carteiras de clientes. Em países da Ásia, da Europa e nos Estados Unidos, as aquisições têm por meta incrementar o portfólio de patentes. "O principal objetivo no Brasil é usar a carteira de clientes da empresa nacional para ganhar mercado", diz o especialista. 

Ricardo Reis, líder de fusões e aquisições da consultoria Ernest & Young, observa que no primeiro trimestre as empresas de internet foram o principal alvo de aquisições no país. A previsão é de que ao longo do ano as empresas de internet continuarão liderando a lista de interesses das companhias internacionais interessadas em aquisições no país. O analista cita as áreas de software como serviço, programas para dispositivos móveis e serviços de computação em nuvem como as que devem apresentar mais casos de fusões e aquisições neste ano. "No exterior, as empresas de equipamentos e componentes também podem apresentar novas consolidações", afirma Reis.

 De acordo com a Ernest & Young, as fusões e aquisições em TI aumentaram 11% em volume no ano passado, para 3 mil negócios, e 41% em valor, para US$ 167,7 bilhões. Por Cibelle Bouças
 Fonte: Valor Econômico 04/05/2012

04 maio 2012



0 comentários: