16 maio 2012

Computação em nuvem vira revolução em TI da década

A computação em nuvem, que deverá movimentar investimentos de US$ 148,8 bilhões no mundo até 2014, ou 5% de todos os aportes em tecnologia, é a grande aposta das empresas do setor para a década. E foi isso que motivou a gigante americana SAP AG, multinacional líder de mercado em software de aplicação, a anunciar no evento Sapphire Now 2012, em Orlando, na Flórida (EUA), uma estratégia acelerada de ações nesse sentido. Entre elas, está a aquisição da SuccessFactors, empresa considerada uma das que mais crescem como provedores de cloud computing no mundo, e cujo fundador e CEO é Lars Dalgaard.

Voltada a quatro linhas de negócios entre gerenciar pessoas, dinheiro, clientes e fornecedores, a atenção da SAP para este ano é acelerar os investimentos em inovação para não perder o passo com essa mudança de paradigma - afinal, até 2015, o segmento devera envolver cerca de 14 milhões de empregos no mundo por conta do crescente investimento em soluções por diversos tipos de empresa. Neste contexto, o Brasil ocupará uma posição de destaque e já este ano a expectativa é a de que o País gere cerca de 85 mil vagas relacionadas à nuvem.

Em 2015, este número deverá passar da casa dos 400 mil postos de trabalho, colocando o País à frente da Rússia e do Reino Unido, por exemplo. Por outro lado, Índia e China deverão liderar a oferta de vagas, devendo responder, se seomadas, por quase sete milhões delas, conforme pesquisa do IDC encomendada pela Microsoft.

Segundo Dalgaard, que estava no Sapphire Now 2012, evento que termina hoje (16), a ideia da empresa é fornecer integração entre as soluções em nuvem e outros conteúdos externos com software instalado no local de negócios. "A nuvem é um paradigma completamente novo. Nossa equipe de 5 mil proporcionará aos clientes relacionamento sólido no acesso a serviços", afirmou ele.

De acordo com o instituto de pesquisas Gartner, investimentos em cloud computing crescerão cinco vezes mais do que o mercado em geral até 2015 e é por isso que as companhias estão com o pé no acelerador. O presidente da SAP Brasil, Luís Cesar Verdi, declarou em entrevista ao DCI que o País certamente está no alvo da multinacional, tanto que a ideia é dobrar a área de pesquisa e inovação no Brasil, a começar com a inauguração, em julho, da duplicação do centro de desenvolvimento em São Leopoldo (RS).

Segundo ele, o País tem um peso grande nos negócios da companhia na América Latina, onde representa mais da metade das transações. Para lembrar o desempenho, penas no primeiro trimestre deste ano, a receita de software da companhia cresceu 32% no mercado nacional; na América Latina a subida foi de 22%.

Para os próximos anos, Verdi destacou esperar da operação brasileira uma expansão à taxa acima da global, embora não tenha aberto números. E ressaltou a importância da busca por sinergia entre os pesquisadores da SAP e as universidades como UFRGS, PUC-RS e Unisinos no SAP Labs de São Leopoldo, que inclusive apontam mercados potenciais, como as áreas de seguros, microempresas, varejo e saúde, entre outros segmentos.

Expansão
Enquanto os negócios são firmados em Orlando entre as empresas participantes do Sapphire Now 2012 - das quais cerca de 200 são brasileiras -, a SAP comemora parcerias como a firmada com a rede Le Postiche.

A empresa diz ter implementado na rede varejista, que conta com mais de 250 pontos de venda espalhados pelo Brasil, uma megastore em São Paulo, um sistema de gestão integrado, o SAP for Retail.

A escolha do sistema, bem como a consultoria da Construsoftware, fizeram a diferença, de acordo com Fabiana Restaino, sócia da Le Postiche. Segundo ela, faltava informação a respeito dos serviços da SAP e a tomada da decisão levou algum tempo. "Não sabíamos que a SAP tinha uma estrutura especializada em atender pequenas e médias empresas de varejo, além da consultoria que também entendia as demandas do segmento", diz Fabiana.

A Le Postiche também reforça estudos realizados pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela Wharton University of Pennsylvania: depois de se implementar um sistema de gestão integrada da SAP, cria-se visibilidade em governança, e transparência, entre outros. Com isso, a média de incremento do valor de mercado das empresas com um sistema SAP é de 13%. A partir deste mês, a rede varejista também prevê a adoção do módulo SAP Planning, para planejamento de mercadorias e sortimentos. Por Camila Abud A jornalista viajou a convite da empresa
Fonte: DCI 16/05/2012

16 maio 2012



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