07 maio 2012

BR Pharma anuncia foco na integração de ativos

A Brazil Pharma, braço de varejo farmacêutico do banco BTG Pactual, comentou hoje, em material de resultados do primeiro trimestre, que o grande foco da companhia para 2012 é a intensificação do processo de integração das operações e a busca pela eficiência operacional. A companhia fez uma série de aquisições do controle de redes de farmácia nos últimos seis meses, liderando o processo de consolidação desse mercado.

 Além disso, a companhia ainda ressaltou que o programa de investimentos para 2012 atingirá cerca de R$ 100 milhões a serem aplicados na abertura de lojas, atualização de sistemas e melhoria da estrutura logística. 

Analistas têm ressaltado a necessidade de a BR Pharma reduzir custos internos e ampliar a sinergia das operações, após as recentes aquisições. “Nessa linha, inauguramos no mês de março de 2012 nosso Centro de Serviços Compartilhados (CSC), um passo importante para a redução de custos gerais e administrativos com a centralização das atividades administrativas e de nossos colaboradores”, relata o material.

 A empresa informou ainda que acredita na existência “de diversas oportunidades de crescimento e ocupação de mercado nas regiões onde atua” e que o plano para o ano de 2012 envolve a abertura de 100 novas lojas. Foram 86 pontos em 2011. “Além disso, continuaremos buscando novas oportunidades de aquisições ao longo de 2012, focando na aceleração do crescimento orgânico de nossas redes”. Por Adriana Mattos
Fonte: Valor 07/05/2012

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 PROCESSO DE INTEGRAÇÃO 

 Junto com a divulgação de seus resultados referentes ao 1º trimestre de 2012 (“1T12”) a Administração da Brazil Pharma ressaltou entre suas atividades, o  PROCESSO DE INTEGRAÇÃO.

A seguir, são destacados alguns pontos do documento disponíveis no site da empresa.

Integração: Inauguração do nosso centro de serviços compartilhados – CSC 

Mensagem da Administração

O primeiro trimestre 2012 foi marcado pelo avanço no nosso processo de integração, com destaque para a inauguração do Centro de Serviços Compartilhados (“CSC”), e pela conclusão das aquisições das plataformas Sant’Ana na Bahia e Big Ben com atuação nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
 Avançamos no nosso crescimento orgânico com a abertura de 16 novas lojas próprias no 1T12, encerrando o período com um total de 998 lojas, sendo 643 lojas próprias e 355 franquias da rede Farmais, nos consolidando como a maior rede do Brasil com operações fora da região Sudeste. De acordo com dados do IMS Heath, as regiões que atuamos cresceram em média 17,8% ao ano nos últimos 4 anos (2007 à 2011), crescimento bem superior ao do Estado de São Paulo, que cresceu 14,0% ao ano no mesmo período.
 Nosso foco ao longo de 2012 é no processo de integração de nossas plataformas. Nosso CSC está há 2 meses em operação, representando um importante passo rumo à integração do Grupo Brazil Pharma. O CSC é responsável por centralizar diversas funções de apoio, anteriormente exercidas em todas as plataformas, como por exemplo: finanças, controladoria, recursos humanos, back office de suprimentos, administração de sistemas. Deste modo, o restante da companhia poderá se dedicar às atividades estratégicas da empresa.

 Integração – Continuamos focados em nossas 4 frentes 

 (i) – Centro de Serviços Compartilhados 
 Em 05 de Março de 2012 foi inauguramos nosso Centro de Serviços Compartilhados (CSC).
 O CSC é uma central de gestão que padroniza processos, trazendo como benefício velocidade às operações tornando a empresa mais competitiva. O CSC funciona centralizando as funções de apoio como finanças, controladoria, recursos humanos, suprimentos, administração e sistemas entre outros para que o restante da corporação se foque nas atividades estratégicas da empresa.

 O projeto foi desenvolvido em 5 Fases Principais: 



Principais benefícios do CSC 

  • Simplificação de processos; 
  • Melhoria dos serviços administrativos internos; 
  • Reforço de uma cultura de melhoria contínua e prestação de serviço; 
  • Suporte ao crescimento e aumento da eficiência da companhia 

Benefícios de Qualidade 

  • Melhora informação para tomada de decisões; 
  • Incrementa a qualidade dos serviços prestados aos clientes; 
  • Reduz a taxa de erros de processamento e de informações; 
  • Diminui o nível de retrabalho. 

Benefícios Estratégicos 

  • Libera tempo e foco das áreas operacionais para suas atividades; 
  • Promove padronização de processos, plataformas e sistemas; 
  • Plataforma para o crescimento do Grupo BR Pharma 

Benefícios de Agilidade 

  • Reduz tempos de: Fechamentos, Autorizações, Avaliações, atendimento de soluções 


 Modelo de atuação do CSC 

 No CSC, o tombamento permite uma visão integrada dos processos, colocando sob uma mesma gestão atividades inicialmente segregadas, mas que são sequenciais e correlacionadas, aumentando o controle sobre o processo.
 Central de Atendimento e PAS 

O CSC é dividido em diferentes níveis de atendimento, quanto menor nível menor o custo operacional. Meta da Companhia: no mínimo 40% dos chamados resolvidos no nível 1 de atendimento resultando em um custo menor



 O PAS (Posto Avançado de Serviços) será responsável pelo link entre as operações e CSC, garantindo agilidade e qualidade no atendimento das plataformas: Os postos avançados serão responsáveis pelo atendimento mais próximo das lojas e plataformas, com intuito de garantir a agilidade e qualidade nos processos

 Exemplos de atendimentos via PAS: 


Melhoria Contínua 
Aprimoramento e otimização dos processos visando a perpetuidade da excelência operacional. Meta: ISO 9000, PNQ, “Melhor CSC” (IQPC)

 Melhoria Contínua - Gestão a vista 
 Monitoramento das atividades: melhoramento continuo através do monitoramento das atividades por área atendida. Indicadores de nível de serviço atualizados e visíveis em painéis e televisões.

  • Bolsa da Excelência 
  • Indicadores de meta 
  • Apuração de resultados 
  • Comunicação interna 



 (ii) Comercial: “Construindo parceiras Duradouras” 
Continuamos investindo na construção de uma relação de credibilidade com nossos principais fornecedores. A ética, transparência e respeito, são pilares do nosso modelo de negócios, e fundamentais para atingirmos nossas metas de curto, médio e longo prazo....
Fonte: site BR Pharma

07 maio 2012



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