18 setembro 2012

Nuvem pública pode crescer cinco vezes mais que a indústria de TI

O mercado mundial de serviços de nuvem pública deve movimentar US$ 40 bilhões em 2012 e atingir US$ 100 bilhões em 2016, o que, se confirmado, representará uma taxa de crescimento de 26,4%, expansão cinco vezes superior à da indústria de TI como um todo, revela estudo da IDC.

 A consultoria projeta ainda que serviços de nuvem pública responderão por 16% da receita de TI em cinco categorias daqui a quatro anos: aplicações, software de sistema de infraestrutura, plataforma como serviço (PaaS), servidores e armazenamento básico.

 No cenário desenhado pela IDC, a nuvem pública deve representar 41% de toda a elevação dessa categoria no período. “É simples: falhar ao vender serviços de software significará estagnação para os fornecedores”, afirma o vice-presidente sênior da IDC, Frank Gens

 O software como serviço (SaaS), ou seja, a combinação de aplicações como serviço e software de sistema de infraestrutura, terá a maior participação dentro da área de nuvem pública nos próximos cinco anos.

Plataforma como Serviço (PaaS) também deverá ter forte aceleração nos próximos 12 a 18 meses e, segundo a IDC, será crítica para manter o forte crescimento das ofertas em nuvem. Geograficamente, o mercado dos Estados Unidos permanecerá como o maior em receita, seguido pela Europa Ocidental e a região Ásia-Pacífico, excluindo o Japão.

A taxa de elevação mais acelerada, contudo, será notada nos mercados emergentes – a participação de mercado deve dobrar até 2016 e responder por 30% dos gastos com nuvem pública, completa o levantamento da IDC.
Fonte:Convergência Digital11/09/2012

18 setembro 2012



0 comentários: