20 setembro 2012

Site de venda de seguros atrai fundo americano

A Redpoint e.Ventures, joint venture entre os grupos do Vale do Silício Redpoint Ventures e e.ventures (antigo BV Capital), anuncia hoje um aporte de capital na companhia novata brasileira Minuto Seguros. O valor da operação é mantido em sigilo pelas companhias, mas está incluído na categoria A de investimentos de venture capital, que varia entre US$ 3 milhões e US$ 5 milhões.

 A Minuto Seguros foi fundada no ano passado por Marcelo Blay, personagem bem conhecido no mercado de seguros. Ele foi vice-presidente executivo da Itaú Seguros por seis anos e gerente da Porto Seguros durante dez anos. Com 21 anos de experiência nesse segmento, Blay decidiu seguir o mesmo caminho de seu avô, Abrahão Garfinkel, que deixou de trabalhar em seguradoras para fundar a sua própria, a Porto Seguro. "Meu avô vendeu o carro e a casa e começou um negócio aos 56 anos. Estou com 44 anos, decidi tentar a sorte", afirmou o executivo.

 Marcelo Blay também se desfez do patrimônio que havia construído para montar a Minuto Seguros, qual preside. A decisão pegou de surpresa sua esposa, Adriana Blay, que atualmente também trabalha na empresa, na área de contratações. "Depois que ele vendeu tudo, tenho que garantir que o negócio vai dar certo", brincou ela. Diferentemente de outras empresas novatas, que nascem com uma equipe de duas ou três pessoas - incluindo os sócios -, pouco recurso financeiro e quase sem planejamento, a Minuto Seguros nasceu estruturada.

 Antes de abrir a empresa, Marcelo Blay e seu sócio Manes Erlichman Neto realizaram uma pesquisa com 5,4 mil entrevistados para avaliar se haveria demanda por venda de seguros na internet. Com o resultado positivo, iniciaram a contratação de profissionais de tecnologia da informação (TI) para desenvolver o site e softwares para dar suporte à operação, além de contratar uma equipe para atendimento por telefone. "As pessoas pesquisam seguros na web, mas têm certa resistência em fechar o negócio na internet", disse Blay.

 Segundo o executivo, a maior preocupação do brasileiro é falar com a seguradora quando tem um incidente e necessita acionar o seguro. "Esse atendimento "offline", principalmente após a venda, foi um diferencial que permitiu expandir rapidamente o nosso negócio, mas tem um custo alto."

 Enquanto desenvolveu a estrutura da companhia, que tem 90 funcionários, Blay fez acordos com 22 seguradoras no país para vender os contratos em seu site. Após um ano de preparação e "alguns milhões de reais gastos", a Minuto Seguros vendeu seu primeiro contrato, em dezembro de 2011. A companhia registra um aumento médio de 40% ao mês nas vendas, com picos de 70%. A empresa negocia diversos tipos de seguros, sendo que os para automóveis e viagem são vendidos on-line, e o restante, por telefone.

 Este ano, a Minuto Seguros recebeu propostas de 42 fundos de investimento, incluindo grupos americanos, europeus e brasileiros. Blay disse que chegou a receber propostas de até R$ 45 milhões. "Era importante conseguir um aporte para expandir a companhia, mas não queria um sócio que se tornasse meu chefe", afirmou. A opção pela Redpoint e.Ventures deve-se ao fato de o grupo dar apoio ao negócio sem atuar diretamente na administração.

 Os sócios da Redpoint e.Ventures também fizeram uma pesquisa longa no Brasil até fechar o acordo. Yann de Vries e Anderson Thees analisaram pouco mais de cem companhias novatas. Na área de sites de seguros, avaliaram 12 empreendimentos. Vries afirmou que considerou a companhia novata a melhor estruturada e com uma excelente equipe de profissionais. O investimento na área de vendas de seguros on-line chamou a atenção por ser uma área ainda pouco explorada no país e com grande potencial de expansão.

 De acordo com Vries, a empresa chamou a atenção por sua estrutura sólida e pelo fato de muitos clientes terem voltado ao site para efetuar novas compras. "Acredito que essa operação terá um crescimento forte e muito rápido", afirmou. Outro diferencial citado por ele é a capacidade de a companhia buscar novas oportunidades de negócio. A Minuto foi criada com o objetivo de vender seguros para pessoas físicas, mas ao perceber a grande procura de pequenas empresas, Blay decidiu negociar pacotes com as seguradoras para atender a essa demanda.

 Parte do novo aporte será usado para reforçar a equipe de atendimento a pessoas jurídicas. A meta da companhia é contratar 70 funcionários este ano. O investimento também será aplicado em tecnologia para a venda por internet de seguros residencial, de equipamentos eletroeletrônicos, acidentes pessoais, vida e para animais de estimação.

 A Redpoint Ventures e a e.Ventures administram globalmente US$ 4 bilhões em fundos. Este ano, lançaram o fundo de US$ 130 milhões voltado a companhias novatas no Brasil. Também compõem a carteira do Redpoint e.Ventures, as brasileiras Grupo Xangô, ViajaNet, Shoes4You, 55Social e Sophie & Juliette. A expectativa de Vries é fechar mais uma ou duas transações este ano no país e investir em 15 a 20 novatas da internet no prazo de três anos. Por Cibelle Bouças Fonte: Valor Econômico 20/09/2012

20 setembro 2012



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