25 setembro 2012

A Fusão nas pequenas empresas

O mercado de Fusões e Aquisições nos últimos 10 anos sofreu uma forte consolidação. Praticamente todos os setores, serviços, comércio e indústrias entraram nesta onda, pois sentiram que seria a única forma de sobrevivência. Muitas fusões foram bem sucedidas, outras não, em grande parte pela falta de maturidade na análise das pessoas envolvidas nos projetos e de uma liderança mais efetiva.

 Fazer uma fusão dar certo é tarefa para gente grande e competente! Correto, fazer acontecer é para quem sabe ser líder. O que não é correto é acreditar que as fusões são realizadas apenas por grandes corporações. Elas iniciaram esta tendência, porém ela não para aí e teremos uma onda de fusões das pequenas e médias empresas em números jamais vistos na história deste país.

 Podem acreditar, nos próximos 5 ou 10 anos teremos uma consolidação das pequenas e médias empresas, através das fusões e aquisições.

 Mas será que os pequenos empresários estão preparados para isto? Sim e não! Certamente estes empresários não dispõem de tantos recursos para atuar diretamente na gestão de pessoas que são certamente, o maior ativo destas pequenas corporações. Por outro lado, muitos deles estão muito próximos da operação e conhecem cada funcionário pelo nome, seus problemas, anseios, aspirações e tem muita consciência com quem eles podem contar.

 Se as pessoas são a parte mais sensível nas fusões das grandes corporações, ainda mais nas pequenas empresas onde, muitos se sentem quase que como donos do negócio. Começaram muitas vezes, desde cedo, conhecem todos os processos (que por sinal, geralmente não estão descritos em lugar algum, exceto na cabeça de 2 ou 3 colaboradores).

 Estas pessoas são a chave para que as fusões obtenham sucesso ou não.

 Você, pequeno ou até médio empresário, tenha certeza de que você será procurado nos próximos anos para se fundir com outra empresa de porte e com ramo de atuação mais ou menos similar. Quando isto acontecer, fique feliz. Sinal de que sua empresa ainda tem algum valor. Neste instante analise atentamente a todas as alternativas, mas tenha em mente: Seus colaboradores e os da outra corporação é que vão definir se o negócio pode ou não dar certo. Analise atentamente quem detém o conhecimento do negócio e qual a chance dele partir assim que se concretizar a operação. Muitas empresas perdem os seus ativos principais, simplesmente porque eles descem pelo “elevador” e não voltam mais.

 Portanto se estiver pensando em se fundir com outra empresa, tenha certeza das pessoas que permaneceram ao seu lado. Elas definirão o seu futuro e da fusão. Pensar nisto faz toda a diferença. SUCESSO!! Por Airton Carlini
Fonte: exame 24/09/2012

25 setembro 2012



0 comentários: