23 fevereiro 2012

Reino Unido ameaça planos da Anglo American e Lafarge

O plano de criação de um empreendimento conjunto das operações de cimento da companhia Anglo American e do grupo francês Lafarge, para criar um grupo de materiais de construção com vendas de 1,8 bilhão de libras esterlinas (cerca de US$ 2,85 bilhões) foram colocados em dúvida na terça-feira. A Comissão de Concorrência do Reino Unido fez um alerta de que o acordo entre as duas empresas poderia aumentar o risco de manipulação de preços.

O órgão antitruste inglês estuda vetar o acordo ou condicioná-lo à venda de ativos das empresas, cuja divulgação do informe final sobre o assunto está marcada para 1º de maio.

O mercado de cimento do Reino Unido está concentrado nas mãos de apenas quatro empresas e o órgão de regulamentação receia que uma nova consolidação possa limitar ainda mais o fornecimento e pressionar os preços do produto para cima.

A Comissão de Concorrência do Reino Unido informou que, embora não tenha detectado evidências de conluio, os preços do cimento e as margens de lucro não foram afetados da forma como seria de se esperar após o declínio na demanda por cimento observada nos últimos anos na região.

“Não chegamos a uma conclusão se há ou não coordenação [de preços] no mercado de cimento a granel”, disse Roger Witcomb, em comunicado oficial da comissão. “Mas estamos preocupados de que a aliança proposta aumente a suscetibilidade desse mercado à coordenação”, completa o comunicado.

Apesar dos comentários da comissão, as empresas e analistas disseram estar confiantes de que não haverá uma proibição completa ao acordo entre ambas.

“Embora isso seja um golpe à proposta de aliança, a Comissão de Concorrência vem elaborando uma lista de soluções – portanto, isso não é um veto fatal”, disseram analistas da Liberum Capital, em informe.

“Achamos que vendas [de atividades] podem satisfazer o regulador, dada a resposta da Lafarge de que as “constatações podem ser remediadas”, afirmaram os analistas.

As duas empresas propuseram fusão de suas operações no Reino Unido, com 50% do controle para cada uma, em fevereiro do ano passado, com a ideia de reduzir os custos anuais em 60 milhões de libras. As vendas anuais combinadas somariam 1,8 bilhão de libras.

Lafarge, Heilderberg, Cemex e Anglo American dominam mais de 90% do mercado de cimento, 75% das vendas de agregados e 70% da produção de concreto pré-misturado no Reino Unido. Ainda assim, o setor busca mais economias de escala para poder enfrentar o mau momento do setor de construção, tanto do setor público como do privado.

O acordo com a Lafarge supostamente criaria sinergias consideráveis par a Anglo American.

A Anglo American, que opera no setor no Reino Unido por meio da Tarmac, é forte no segmento de agregados de concreto e na construção de estradas, enquanto a Lafarge destaca-se pelas operações de cimento e por seu departamento de pesquisas.

O órgão regulador informou que aceitará sugestões de soluções até 6 de março e comentários sobre suas constatações provisórias até 13 de março.
Fonte: Valor23/02/2012

23 fevereiro 2012



0 comentários: