22 fevereiro 2012

Naspers quer transformar o site Brandsclub em shopping

O Brandsclub está investindo R$ 5 milhões para melhorar a logística e lança em breve o site Brandsoutlet

Clube de compras é o laboratório de moda da companhia sul-africana controladora do Buscapé, que vem agregando serviços e marcas para ser pioneira no desenvolvimento do varejo de vestuário digital.

O mercado de comércio eletrônico vive hoje no país uma terceira onda de investimentos. Após as grandes apostas na venda de livros e CDs on-line e do movimento em torno dos eletroeletrônicos, o grande desafio das empresas é aprender a trabalhar com o varejo de vestuário.

Pedro Cruz, diretor de marketing do clube de compras Brandsclub, admite que não há um modelo consolidado de como atuar neste mercado. Mas garante que a empresa já tem uma boa ideia de qual caminho seguir.

O grupo sul-africano Naspers quer transformar o Brandsclub em um ponto de encontro de moda. "Um shopping on-line onde os clientes poderão satisfazer todos os seus desejos."

O plano não será concretizado de uma hora para outra. "Estamos falando de mudanças para 2013/2014", diz o executivo.

Mas as bases para isto já estão sendo montadas. O Brandsclub está investindo R$ 5 milhões para melhorar a logística e lança em breve o site Brandsoutlet, novo nome da loja de comércio eletrônico NetLet.

Inaugurado em 2010, o site de compras oferece descontos de até 90% em grifes nacionais e internacionais.

A diferença entre os dois portais é que, enquanto o Brandsclub trabalha como extensão das marcas no pós-liquidação - os produtos são vendidos em consignação, com prazo de entrega de até 18 dias -, no caso do Brandsoutlet, as peças são compradas pela empresa e vendidas em pronta entrega.

Quando foi lançado, em 2010, o Brandsclub tinha metas mais agressivas de crescimento: atingir um milhão de usuários em 2010 e a marca de R$ 200 milhões de faturamento em 2011. Pois a empresa já chegou a 5,5 milhões de pessoas cadastradas.

Pedro Cruz não confirma se a empresa conseguiu atingir sua meta, pois a Naspers tem capital fechado. Mas segundo dados do mercado, não só bateu como superou a meta, chegando a R$ 250 milhões. Cruz afirma apenas que a empresa vai dobrar de tamanho neste ano.

Demanda em alta

A mudança de nome está em linha com os esforços da marca de consolidar-se no varejo eletrônico de vestuário.

Aliás, faz parte do "shopping virtual" a empresa BuyBuy, que trabalha como prestadora de serviços para varejistas que querem abrir suas lojas no comércio eletrônico. São clientes da empresa marcas como Q!Bazar, Iodice, Carina Duek, Tatiana Loureiro.

"Vemos que os consumidores, especialmente de fora dos grandes centros, têm aumentado sua procura de produtos de moda, que inclui vestuário, cama, mesa e banho e decoração", afirma André Ghion, vice-presidente de alianças estratégicas do Buscapé Company, empresa irmã do Brandsclub.

A expectativa de Ghion é que o varejo de moda cresça nos próximos anos o dobro do restante do mercado de comércio eletrônico. "Em São Paulo as grandes marcas já estão acessíveis, mas isso não acontece no restantes do país", avalia.

Para dar suporte ao varejo eletrônico, a Naspers, por meio do site agregador de compras coletivas SaveMe, adquiriu site o Moda it, que reúne mais de 70 blogs relacionados com moda e dicas de beleza. Dados do e-bit mostram que em 2011 os produtos de moda ficaram em 5º lugar dentre os produtos mais procurados. Por Regiane de Oliveira
Fobte:brasileconomico22/02/2012

22 fevereiro 2012



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